Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 11

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

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Semana 11 Dia 71 Apocalipse 3:22 - 'Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.' 1

O Espírito tem algo a dizer às igrejas. O Espírito Santo fala. Mas Ele nunca fala sobre si mesmo; Ele fala sobre o Pai e o Filho 2. O Espírito se aplica, elabora, interpreta e explica a mensagem do Cristo glorificado e deixa claro para as sete igrejas, a Igreja de Cristo. Com uma voz suave e calma, nunca agressivo.
Você tem que ouvir bem, orar em um lugar tranquilo e meditar em silêncio. E então uma riqueza tremenda, com sua grande força interior, vem sobre e em você. Pois quem fala? O próprio Jesus.
Quem é Ele? Cristo é o Primeiro e o Último, o vivente, que morreu e voltou à vida novamente e que agora está vivo para sempre. Ele possui as chaves da morte e do Hades 3. Ele possui as sete estrelas em Sua mão direita e Ele está andando entre os candeeiros 4. Ele tem a espada afiada de dois gumes 5 e Seus olhos são como fogo ardente, Seus pés como bronze brilhando numa fornalha 6.
Ele tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas 7. Ele é santo e verdadeiro, quem tém a chave de David, que abre o que ninguém pode fechar e fecha o que ninguém pode abrir 8. Ele é o Amém, a testemunha fiel e governante da Criação de Deus 9. Ele fala e Suas palavras são espírito e vida 10. Penetrando agudamente, advertindo, guiando, mas é também reconfortante e cheio de amor. Suas palavras são como bálsamo para as almas feridas, fortalecendo no sofrimento. Oh, quem se sabe ao seu lado, quem caminha com Ele, a cada hora, a cada momento, experimenta Sua maravilhosa graça.
O Espírito Santo fala até o coração da Sua Igreja. Dar-lhes visão e chama sua atenção para o preço da chamada de Deus 11. A perspectiva gloriosa para o futuro para aqueles que vencerem.
Vamos olhar mais uma vez para todas as bênçãos que são concedidas àqueles vitoriosos, os vencedores das sete igrejas.
Àquele que sair vitorioso, darei o direito de comer da árvore da vida, que está no Paraíso de Deus 12. Quem permanece fiel até a morte, recebe a coroa da vida e de modo algum sofrerá a segunda morte 13. Para aquele, Eu darei do maná escondido e uma pedra branca com um novo nome escrito nela, conhecido apenas para aquele que o recebe 14. Segure o que você tem, até que Ele venha, pois Ele irá dar autoridade sobre as nações a quem quer que faça Sua vontade até o fim. Ele vai governá-los com um cetro de ferro, como o que Jesus recebeu de Seu Pai. As nações ímpias rebeldes irão ser despedaçadas como cerâmica. Ele dará aos vencedores a estrela da manhã 15. Aquele que vence, serão vestidos de branco. E seu nome nunca vou apagar do Livro da Vida, mas reconhecerei esse nome perante Meu Pai e Seus anjos 16. "Eu chegarei em breve", diz Ele, "agarre-se ao que você tem para que ninguém roube sua coroa. Eu vou fazer de você um pilar no Templo do Meu Deus. Nunca mais você vou deixá-lo. Escreverei sobre você o nome do Meu Deus e o nome da Cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém, que está descendo do Céu do Meu Deus; e também escreverei sobre você Meu novo nome 17. Àquele que for vitorioso, darei o direito de sentar-se Comigo no Meu trono, assim como Eu fui vitorioso e sentei-me com Meu Pai em Seu trono 18. Para aquele que é vitorioso!
Eles triunfaram pelo sangue do Cordeiro 19. Eles não negaram Seu nome 20. Eles continuam a esperá-Lo 21. Eles não amam suas vidas tanto quanto evitam a morte 22.
São eles que seguem o Cordeiro por onde quer que vá 23.
Isso é o que o Espírito está dizendo às igrejas, e também a nós!
Oh, que alegria ser filho de Deus!

NOTAS

1 NIV
2 João 16:12–15
3 Apocalipse 1:17–18 e 2:8
4 Apocalipse 2:1
5 Apocalipse 2:12
6 Apocalipse 2:18 e 1:15
7 Apocalipse 3:1
8 Apocalipse 3:7
9 Apocalipse 3:14
10 João 6:63
11 Filipenses 3:14
12 Apocalipse 2:7
13 Apocalipse 2:10-11
14 Apocalipse 2:17
15 Apocalipse 2:23, 25-28
16 Apocalipse 3:5
17 Apocalipse 3:11–12
18 Apocalipse 3:21
19 Apocalipse 12:11
20 Apocalipse 3:8
21 Apocalipse 3:10
22 Apocalipse 12:11
23 Apocalipse 14:4


Semana 11 Dia 72 Apocalipse 4:1A - 'Depois dessas coisas' ...1

A revelação de Jesus Cristo, Sua vinda, glória visível, que Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos e em particular ao Seu servo João, para revelar o que vai em breve ocorrer 2, devem conter três elementos: o que você viu, o que é, e o que acontecerá mais tarde 3. Isso é o que ele deve escrever num livro destinado às sete igrejas 4.
As sete cartas missionárias se seguem, as sete mensagens do Cristo glorificado a essas sete igrejas. Eles contêm Sua mensagem para igreja inteira, em todas as épocas e em todos os lugares da Terra. Eles constituem o conteúdo da primeira grande visão que João recebe em Patmos, quando Cristo lhe aparece lá 5.
Isso vem primeiro, antes que as coisas sejam reveladas a ele que têm a ver com o fim deste século, esta época, esta era/aeon, esta parte da história mundial e da humanidade.
Em primeiro lugar, mostra-se à Igreja como essa parte da história mundial terminará. E a imagem não é animadora, entretanto. Quando você lê as sete cartas para as sete igrejas, uma após a outra, parece que a história da Igreja na Terra fica cada vez pior e acaba mal. Uma história de crescente perdição. São precisamente os grandes credos da igreja que dão testemunho da defesa tão necessária contra todos os tipos de 'ventos de doutrina', como Efésios 4:14 diz: "O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro". Eles defendem os mistérios da fé cristã contra todos os tipos de ataques, por exemplo, o mistério das duas naturezas da Pessoa de Cristo, o mistério da Trindade, o confiabilidade da Bíblia, eleição e graça, um estilo de vida santo, etc. É uma confirmação de o que foi predito, ou seja, que viriam lobos em pele de cordeiro 6, que não poupariam o rebanho. Ataques de dentro e de fora.
A Igreja sempre permaneceria um pequeno rebanho 7. Paulo esperava salvar alguns 8. Tiago fala de Deus escolhendo entre os gentios um povo para o Seu nome 9. Não há absolutamente expectativa do Evangelho penetrando tão profundamente no mundo que o mundo inteiro finalmente será convertido a Cristo ou se tornará cristão. Pelo contrário. Cristo diz: "Quando o Filho do homem vier, encontrará fé na Terra?" 10
A palavra igreja ou congregação, é a tradução da palavra grega 'ekklesia'. Esse significa literalmente: chamados para fora, trazido das grandes massas. Isso pode envolver um caráter maciço (esta palavra é usada para a assembleia em Atos 19:32, por exemplo) mas geralmente indica um pequeno grupo de "chamados para fora". Assim como o pequeno Israel foi chamado dentre os muitos povos poderosos deste mundo 11, da mesma forma a congregação, a Igreja consistindo de judeus e não judeus, também é chamada a partir da vasta população do mundo como um pequeno grupo.
A verdadeira Igreja é apenas um pequeno grupo, mesmo em muitos países e dentro das grandes igrejas da cristandade. Mas uma coisa é certa: Deus nunca ficará sem uma testemunha de Seu nome na Terra durante toda a apostasia, dentro e fora das igrejas 12.

NOTAS

Com todo o primeiro amor perdido em Éfeso e às obras dos Nicolaítas, ainda existem aqueles que não poderia suportar.
Havia no entanto, alguns que não temiam toda a pobreza, a perseguição, e a sinagoga de Satanás em Esmirna.
No entanto, havia alguns que não negaram a fé, apesar de todas as tentações adúlteras de Balaão e o trono todo-poderoso de Satanás em Pérgamo.
Apesar da impureza de Jezabel em Tiatira, houve alguns que não queriam conhecer as profundezas de Satanás.
Apesar de toda a mortalidade de Sardis, havia alguns nomes de pessoas que não mancharam suas roupas.
Com todas as pessoas sufocadas em prosperidade na Filadélfia, havia um pequeno grupo, com pouca força, que continuou esperar a volta de Jesus e não negou O nome dEle.
Mesmo apesar de todas as atitudes mornas prevalecentes em Laodicéia, o Senhor Jesus continuou batendo na porta, esperando que alguém O deixasse entrar.

1 NIV
2 Apocalipse 1:1
3 Apocalipse 1:19
4 Apocalipse 1:11
5 Apocalipse 1:12–18
6 Atos 20:28-30; Mateus 7:15, 10:16
7 Lucas 12:32
8 1 Coríntios 9:22; Romanos 11:14
9 Atos 15:14
10 Lucas 18:8
11 Deuteronômio 7:7
12 Comp. Lucas 17:26-37


Semana 11 Dia 73 Apocalipse 4:1B - ...'olhei'...

Em primeiro lugar, a Igreja recebe o consolo sétuplo de Cristo, que a acompanhará em sua jornada através dos tempos até Sua Vinda; para conforto, encorajamento e exortação.
Segue a segunda grande visão que João pode vir e ouvir. Isso trata respeito a tremenda luta entre o poder do Reino de Deus e os poderes das trevas, o reino de Satanás. Isso começa imediatamente com a batalha espiritual contra a civilização romana e termina com a batalha espiritual contra o Anticristo no fim dos tempos. Com todas as tentativas de exterminar o povo de Deus, Israel e a Igreja da face da terra. Uma luta que finalmente terminará na destruição dos poderes das trevas e de Satanás, na verdade, até mesmo da morte, após o Reino de Deus romper.
Mas antes que os detalhes desta luta sejam revelados, João vê muito claramente onde o verdadeiro trono está situado, e quem está reinando nele: O trono está no Céu, com Deus e o Cordeiro e os sete Espíritos que estão diante do trono. É claro desde o começo, essa vitória é certa. Está consumado! 1 Mesmo que nossos tempos pareçam semelhantes aos de Ló e Sodoma e Gomorra, pouco antes de seu julgamento de fogo, e também para os de Noé antes do Dilúvio 2, o fim será glorioso. E mesmo que os últimos dias sejam difíceis, a Igreja tenha que manter à distância tudo que a seduz 3. Ela não vai perder a vitória final. "Ninguém vai arrancar-los da Minha mão," o Bom Pastor prometeu 4 — "nem mesmo as portas do inferno." 5 João estava no espírito no Dia do Senhor, com todos os julgamentos que o acompanhariam 6.
Cristo soube que séculos de perseguição, opressão e sedução viriam para Sua Igreja. Ele soube sobre os julgamentos que viriam sobre o mundo e sobre o temor daqueles que dominariam o coração de Seus filhos. Ele diz: Aquele que perseverar até o fim será salvo 7. Como o sangue do cordeiro nas ombreiras das portas dos filhos de Israel no Egito os manteve a salvo do anjo da morte 8, assim você estará seguro pelo sangue do Cordeiro! Você estará tão seguro em Cristo como Noé e sua família estavam na arca, quando os julgamentos de Deus explodiram em cena ao redor eles.
Victoriosos! Vencedores!
Os anjos levaram Ló e sua família para um local seguro antes do fogo e enxofre cair sobre Sodoma e Gomorra, Gênesis 19:12-25.
É por isso, primeiro João pode ver onde está o centro do poder. não em Nova York, Washington, Moscou, Pequim ou Roma, mas no Céu. Ele pode ver como Isaías, Ezequiel e Daniel viram. Com os olhos espirituais abertos pelo Espírito. Cristo o leva mais longe nos mistérios do mundo de Deus e dos anjos e dos redimidos que nos precederam. "Se ao menos você pudesse ver por um momento", diz Eliseu, e ele ora e os olhos de seu servo são abertos, de forma que ele viu que aqueles que estavam com eles eram mais numerosos do que aqueles que estavam com o adversário: ele viu os cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu 9.

NOTAS

A expressão 'depois disso' é a tradução do grego 'meta tauta'. Esse é uma expressão muito comum, que significa: depois dessas coisas, depois. Veja também João 13:7, mais tarde Atos 7:7, depois 1 Pedro 1:11, em seguida. Isso significa que estamos passando para a próxima experiência. Para a próxima coisa que João foi dado para ver. Ele ouviu e escreveu as sete cartas missionárias o que Cristo disse quando apareceu a ele, e agora ele pode ver o que se segue.
Esta é uma transição nas experiências pessoais de João, não necessariamente uma transição para uma era seguinte na história, da era da igreja ao tempo das grandes tribulações, por exemplo. Os tempos de teste e peneiração da Terra e a humanidade. É o que ele será mostrado a seguir. A próxima coisa que ele é permitido ver, o próximo slide duma apresentação de slides, se quiser, não necessariamente a próxima etapa numa linha do tempo cronológica.

1 João 19:30
2 Mateus 24:37–42
3 2 Timóteo 3:1–5
4 João 10:11–16 e 27–29
5 Mateus 16:18
6 Apocalipse 1:10
7 Mateus 24:13
8 Êxodo 12:12–13
9 2 Reis 6:15-18


Semana 11 Dia 74 Apocalipse 4:1C - ...'e diante de mim estava uma porta aberta no céu. E a voz que eu tinha primeira ouvido falar comigo como uma trombeta, disse: "Suba aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer depois disso".' 1

Depois disso, eu, João, tive a seguinte visão. Em Patmos, ele viu primeiro Cristo (passado), então houve as sete mensagens (presentes), e agora ele olha para as coisas que devem ocorrem 'depois disso' (futuro) 2. Meta tauta vem duas vezes neste verso, traduzido como 'depois disso'. A primeira vez, como vimos, não significa nada mais do que a próxima coisa que João viu que foi um relance no Céu. Não necessariamente uma transição duma era para uma seguinte, mas simplesmente a próxima visão. A segunda meta tauta parece referir-se a coisas que estão para acontecer 'depois disso' no futuro. Esta 'meta tauta' parece corresponder à 'meta tauta' em Apocalipse 1:19 - presente - e com o que vai acontecer - futuro. Sim, deve até acontecer, como está escrito aqui e também declarado em Apocalipse 1:1. Cristo veio à Terra, para João, para dar a Sua igreja a sétupla mensagem que a confortaria e encorajaria ao longo dos séculos vindouros até Sua Vinda. João pode agora entrar no Céu, com Cristo, para ver o que está acontecendo e o que deve acontecer na Terra, no Céu, e entre o Céu e a Terra, antes do retorno de Cristo. A João é permitido um olhar para o futuro.
Justamente isso mostra o que deve ser feito, será um conforto e um encorajamento para a Igreja.
Ela saberá que as coisas não acontecem por acaso. Jesus sabe disso. Essas coisas devem acontecer. Nós, como povo de Deus, estamos seguros. Mesmo que sejamos perseguidos e tentativas de matar 3. Coisas não sairão do controle, não sairão da Sua mão. Somente um pouco mais de sofrimento, um pouco mais de luta, outra batalha e então Ele virá. Então vamos continuar a esperá-Lo. De repente, tudo acabará, e então os Céus se abrirão e Ele virá, com Seus santos anjos 4. Se você tem uma idéia geral do que o futuro nos reserva, quais poderes estarão em ação, você está preparado e não entrará em pânico. Você simplesmente coloca o jornal ao lado da Bíblia e você diz: "Sim, de fato, essas coisas têm que acontecer, e vai chegar pior ainda! Mas Jesus está vindo e Ele vai me guiar com segurança por tudo isso."
João vê uma porta aberta no Céu. E ouve a voz de Cristo 5, como uma trombeta, dizendo para ele: Suba aqui. Depois da porta que dá entrada para o Reino 6 e a porta do coração 7, aqui é a porta ao Céu. Está aberta! Em Cristo o acesso ao Céu é gratuito 8. Por nós espiritualmente, literalmente por João no espírito. Praticamos nós também nosso contato espiritual com o Cristo elevado, todos os dias?

NOTAS

Em contraste com Ezequiel, que também viu o Céu aberto 9, João tem permissão para escalar acima. Isaías também viu o Céu aberto 10, mas ele permaneceu na terra, assim como Jacó em Betel 11.
Nem sempre vai ficar muito claro, nos capítulos seguintes do Livro do Apocalipse, onde o profeta está e de que perspectiva ele está observando os desenvolvimentos. Veja Apocalipse 10:1, onde João parece estar na terra novamente (até 11:13). As coisas no Céu estão novamente sendo olhadas em Apocalipse 11:15–19. Ele está de volta à terra no capítulo 12, mas aparentemente de volta no Céu em Apocalipse 14:17–20. A barreira entre o Céu e a terra é rompida 'no Espírito'.

1 NIV
2 Comp. Apocalipse 1:19
3 Lucas 21:16
4 Lucas 21:36; Marcos 13:26–27
5 Comp. Apocalipse 1:10 e 12
6 Apocalipse 3:8
7 Apocalipse 3:20
8 Hebreus 10:19-22
9 Ezequiel 1:1
10 Isaías 6:1
11 Gênesis 28:12 e 17


Semana 11 Dia 75 Apocalipse 4:2 - 'Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém.'

Quando João ouviu a voz de Cristo, ordenando-lhe que subisse, ele estava em espírito ou, melhor dizendo, no Espírito. Necessário levá-lo lá. Ele não pode simplesmente ir para lá sozinho no espírito, mas ele foi levado lá pelo Espírito Santo. Ninguém sobe lá, exceto aquele que descendeu de lá, como o próprio Cristo 1 ou os anjos 2 ou o Espírito Santo 3.
Jesus deixou para trás a glória que possuía desde a eternidade com Deus o Pai e entrou na escuridão deste mundo, que é território ocupado por demônios 4. Ele veio como a criança numa manjedoura de Belém. Nascido sob a Lei, nascido de mulher 5. O eterno e a eterna Palavra de Deus se tornou carne. Os anjos descem do Céu e voltam para lá 6, como fizeram na noite em que Jesus nasceu. No dia de Pentecostes, o Cristo exaltado, envia o dom do Pai, o Espírito Santo, à Terra, aos judeus 7, samaritanos (meio-judeus) 8 e gentios 9. O Espírito Santo permanece conosco, por meio do renascimento, para que Cristo por meio de Seu Espírito, possa viver nos corações das pessoas 10. Cujos corpos, portanto, se tornam templos do Espírito Santo 11, no qual Deus vive. O Espírito leva João 'no Espírito' e transporta ele — fisicamente ou não 12 — para e no Céu. E ele vê!
Havia um trono no Céu, e nesse trono uma pessoa, a figura de um ser humano!
O que deve ter se passado na mente de João? Quando o vi, caí aos seus pés como morto 13. Agora ele sobe no Espírito e vê o trono. Não diz isso, mas ele deve ter tido um sentimento de admiração indescritível, como Moisés quando ele apareceu diante de Deus, e o povo que fica à distância 14. Ou como Elias no Horebe, a Montanha de Deus 15, ou Eliseu quando Elias ascendeu ao céu 16, e Isaías 17, e Ezequiel 18 e Daniel 19.
Lá está o trono. "O Céu é Meu trono e a Terra o estrado dos meus pés", diz o Senhor 20. "Você pode não jurar pelo Céu porque o Céu é o trono de Deus", diz o Senhor Jesus 21, "e aquele que jurou pelo Céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele que nEle se assenta," Ele diz 22. "Os céus, mesmo os mais altos céu, não podem conter Você", diz Salomão 23.
Nenhuma descrição adicional do trono é dada, nem da pessoa sentada nele. Daniel descreve essa pessoa como um 'Ancião de dias', um 'Séculos de idade', um Ancião Eterno de dias, o Eterno. Sua vestimenta era branca como a neve e o cabelo em Sua cabeça branco como lã - compare isso com a descrição de Cristo em Apocalipse 1:14. Ele aparentemente se parece com o Pai, para quem o Filho do homem foi arrebatado!
Ele descreve o trono como consistindo em chamas de fogo e rodas 24. Ezequiel vê pedra vitrificada (lápis-lazúli, uma pedra preciosa de lindo cor azul) que tinha a forma dum trono com uma figura nela, que parecia como um homem. Ele viu algo brilhando como metal, com fogo de sua cintura para cima, envolto numa concha, e com fogo descendo de sua cintura, e uma luz brilhante o cercava. 25. "Ele mora em luz inacessível", diz Paulo 26.
Pelo Espírito, João pode ver algo dEle. Sem que ele seja consumido pelo esplendor desta Majestade como pecador. Só se pode entrar nos "lugares celestiais", quando Jesus pelo Seu Santo Espírito permite isso. Pois Jesus é a porta 27.
Ninguém pode ver Deus e viver. O profeta Isaías diz: "Estou arruinado." Lemos no capítulo 6:1-5 "No ano da morte do rei Uzias, vi o Senhor sentado num trono, elevado e exaltado, com a cauda de Seu manto enchendo o Templo. Os serafins estavam acima dEle, cada um com seis asas: com duas ele cobriu seu rosto, e com duas ele cobriu seus pés, e com duas ele voou. E um chamou outro e disse: "Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos, toda a terra está cheia de Sua glória. "E os alicerces dos limiares estremeceram à voz dAquele que clamou, enquanto o Templo se enchia de fumaça. "Então eu disse: "Ai de mim, pois estou arruinado! Porque eu sou um homem de lábios impuros e vivo entre um povo de lábios impuros; Para meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos."
Os israelitas dizem a Moisés em Êxodo 20:19: "Disseram então a Moisés:" Fala-nos tu mesmo e vamos ouvir; mas não deixe Deus falar conosco, ou morreremos."
E o Senhor diz a Moisés em Êxodo 33:18 e 20 "Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória"..." Mas Ele acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo"!"

NOTAS

1 Efésios 4:9–10; João 6:38
2 Mateus 28:2
3 Mateus 3:16
4 Mateus 4:8–9
5 Gálatas 4:4
6 Lucas 2:8–15
7 Atos 4:10
8 Atos 8:14–17
9 Atos 10:44–45
10 Romanos 8:11
11 1 Coríntios 3:16–17 e 6:19
12 2 Coríntios 12:1–4
13 Apocalipse 1:17
14 Êxodo 20:18–21; 24:9-18; 33:18-23; 34:29-35
15 1 Reis 19:8–13
16 2 Reis 2:11–12
17 Isaías 6:5
18 Ezequiel 1:28 a 2:2, 3:15 e 22–23
19 Daniel 10:8–10
20 Isaías 66:1
21 Mateus 5:34
22 Mateus 23:22
23 1 Reis 8:27
24 Daniel 7:9 e 13
25 Ezequiel 1:26–27
26 1 Timóteo 6:16
27 João 10:1–9


Semana 11 Dia 76 Apocalipse 4:3 - 'E aquele que estava sentado ali tinha a aparência de jaspe e rubi. Um arco-íris que brilhava como uma esmeralda circundava o trono.' 1

Ezequiel descreve Deus como o Ser com chamas de fogo, e Daniel o vê como um Ancião de dias, tão brilhante quanto a neve no sol. Daniel 7:9-10 "Enquanto eu olhava, "tronos foram postos no lugar, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono ardia em fogo, e as rodas do trono estavam todas incandescentes. E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante deEle ... "
João usa a imagem do brilho dum diamante em que a luz branca se quebra em muitas cores, e dum rubi, uma pedra de quartzo de cor vermelha. As cores do arco-íris nas quais divisões de luz branca cercam o trono. Ezequiel viu lápis-lazúli de cor azul, e João como esmeralda, brilhando com uma cor verde vitrificado. Sendo o verde a cor da esperança, duma nova terra por vir.
Cada vez João tem que procurar palavras: tinha a aparência de ... parecia ... brilhava como ... Ele estava tentando colocar em palavras o que não pode ser expresso em linguagem humana. João tenta descrever o que vê comparando-o com cores e imagens de coisas na Terra que ele sabia. Como um homem do século 1 poderia descrever coisas que acontecerão no século 21? Ou descrever em palavras humanas o que ele vê nas outras dimensões dos reinos celestiais que nos rodeiam?
A descrição das pedras preciosas nos lembra também o peitoral do Sumo Sacerdote com doze pedras preciosas diferentes sobre o coração do sumo sacerdote 2, representando as doze tribos de Israel. O sumo sacerdote também usava duas pedras preciosas nos ombros 3. Encontramos essas pedras mencionadas aqui naquele peitoral também nas fundações da Cidade Santa 4. Luz, cor, beleza, transparência e ainda firmeza, como metais, ouro, prata, bronze em chamas de fogo e santidade, - novamente indescritível: realidades celestiais descritas em termos humanos.
Ao redor do trono existem vinte e quatro tronos, sobre os quais vinte e quatro anciãos, "presbuteroi" em grego. Estão sentados, vestidos com vestes brancas, com coroas douradas em suas cabeças: pessoas com autoridade, reinar real.
Quem são esses anciãos? A explicação tradicional é que eles representam a Igreja glorificada. Alguns dizem que são os representantes do povo de Deus em todas as idades, consistindo simbolicamente em duas vezes doze: os doze pais das tribos de Israel e os doze apóstolos judeus, a Igreja cristã. Um segundo ponto de vista é que eles representam apenas a igreja do Novo Testamento dos séculos passados e que esta igreja é levada para o Céu junto com João no início deste capítulo, por assim dizer, antes as grandes provações, tribulações e julgamentos de Deus irromperam sobre a Terra 5. Eles usam as vestes brancas da justiça de Cristo e uma das muitas coroas 6 que aguardam Vencedores, e eles recebem recompensas de acordo com suas obras 7. Há uma terceira explicação, no entanto, a que preferência deve ser dada em minha opinião. O que esses vinte e quatro pessoas em autoridade, esses governantes coroados, e o que estão fazendo?
Em primeiro lugar, eles estão louvando ao Senhor por Seu poder criativo, por Sua criação, assim como as Estrelas da manhã e os filhos de Deus regozijaram-se e exultaram quando o Senhor fundou a Terra 8. Em segundo lugar, eles parecem cumprir um papel de mediação, trazendo as orações dos santos ante o Cordeiro 9, algo que mais tarde é feito por um anjo 10. Este é aparentemente um dos as funções angelicais. Em terceiro lugar, João se dirige a um desses anciãos como Senhor (Kurios) 11, algo que é impensável se ele fosse um irmão na fé. Eles estão apenas adorando e louvando a Deus lá junto com os outros seres celestiais, as quatro criaturas vivas, assim como os anjos 12. Eles poderiam ser os líderes dos seres angelicais no Lugares celestiais? Mais sobre isso amanhã!

NOTAS

1 NIV
2 Êxodo 28:15–21
3 Êxodo 28:9–14
4 Apocalipse 21:18–21
5 1 Tessalonicenses 4:13–18; 1 Coríntios 15:50–53
6 2 Timóteo 4:8 entre outros
7 1 Coríntios 3:14
8 Jó 38:4-7 e segs.
9 Apocalipse 5:8
10 Apocalipse 8:3
11 Apocalipse 7:11–14
12 Isaías 6:2-3, comp. Apocalipse 4:8


Semana 11 Dia 77 Apocalipse 4:4A - 'ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham na cabeça coroas de ouro.'

A quarta razão para pensar em governantes angelicais aqui, generais das hostes celestiais, 'Arcanjos', se preferir, em vez de representantes da Igreja glorificada, é o seguinte: Eles cantam uma canção de louvor sobre as pessoas, seres humanos que são redimidos. Eles cantam um nova canção em Apocalipse 5:9-10 e dizem: "Tu (o Cordeiro) és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
Mas a versão King James traduz o seguinte: "Tu nos redimiste para Deus ... Tu tem nos feito para o nosso Deus reinos e sacerdotes: e nós reinaremos sobre a Terra." A versão King James (KJV), também conhecida como a Bíblia King James (KJB) ou simplesmente a Versão Autorizada (AV), é uma tradução para o inglês da Bíblia cristã para a Igreja da Inglaterra, iniciada em 1604 e concluído e publicado em 1611 sob o patrocínio do Rei Jaime I da Inglaterra.
Se esta é a tradução correta na versão King James, há razão para pensar dos anciãos como sendo a Igreja glorificada, mas esse não é o caso! Este é um dos lugares onde essas traduções mais antigas, que foram feitas há mais de trezentos anos, dependem da maior parte com base em apenas alguns manuscritos gregos existentes naquela época. Muito mais manuscritos gregos antigos foram encontrados desde então. O estudo de manuscritos Bíblicos é importante porque cópias manuscritas de livros podem conter erros. A ciência do textual a crítica tenta reconstruir o texto original dos livros, especialmente os publicados antes da invenção da imprensa, com o resultado de que quase todas as traduções agora leia este verso: 'Você os comprou com seu sangue para Deus de toda tribo e língua e povo e nação e os fez (autous, em grego) sacerdotes, e eles governarão'. Isto é confirmado em Apocalipse 7:9-11. Lá encontramos uma grande multidão de pessoas que ninguém pode contar. Lá três círculos concêntricos de seres celestiais, de anjos, ao redor do trono milhões de anjos 1; depois os vinte e quatro anciãos, esses príncipes angelicais; e finalmente, muito perto do trono, as quatro criaturas vivas.
Os vinte e quatro anciãos estão entre dois outros grupos de seres angelicais, como os anjos cercam o trono de Deus em todas as Escrituras. Um deles diz a João: a multidão que ninguém pode contar, são filhos redimidos dos homens, lavados brancos pelo o sangue do Cordeiro. Mas as roupas brancas dos vinte e quatro anciãos são 'naturalmente' brancas. Essa é sua cor natural. Eles foram criados perfeitamente. Branco é a cor das vestes dos anjos 2.
Os anjos são às vezes chamados de príncipes, governantes, principados, potestades, dominações, tronos 3. Daniel fala sobre o príncipe dos persas e o príncipe dos gregos, e sobre Miguel como um dos chefes supremos 4. Deus é o Senhor dos senhores. Deus é muito impressionante no conselho dos santos; Ele é mais formidável do que todos os que o cercam 5. Deus preside na grande assembléia dos deuses 6. Ele está assentado por esses seres divinos criados ao Seu redor, à Sua mão esquerda e direita 7.
Ele reinarão como Rei no Monte Sião e em Jerusalém, e haverá glória à vista dos anciãos 8. Isaías 24:23 diz: "A lua ficará humilhada, e o sol, envergonhado; pois o Senhor dos Exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém, glorioso na presença dos seus líderes!" Isaías 4:5-6 diz "o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá e será um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva." Esses vinte e quatro anciãos são contrapartes celestes dos anciãos em Israel 9. Assim como o Tabernáculo era feito de acordo com o modelo celestial 10, assim havia vinte e quatro classes de sacerdotes e vinte e quatro classes de cantores do Templo em Israel, de acordo com a analogia celestial 11. Anjos, como Gabriel 12, estão diante de Deus.
O número vinte e quatro não é usado em nenhum outro contexto no Livro do Apocalipse. Esses vinte e quatro seres celestiais adoram a Deus e O agradecem e exaltam porque Ele começou reinar e vai ressuscitar os mortos para julgá-los e dar a recompensa aos grandes e os pequenos 13, para pessoas, para seres humanos. Eles elogiam o plano de redenção para a humanidade, que foi e está sendo realizado pelo Cordeiro. Eles vêem o que eles queriam olhar, 'Coisas para as quais os anjos desejam olhar' 14. Eles, os príncipes celestiais, se lançaram ao chão e adoraram quando o Cordeiro pega o rolo com o capítulo final da história mundial 15.

NOTAS

1 Apocalipse 5:11
2 João 20:12; Mateus 28:3; Atos 1:10; Marcos 16:5
3 Colossenses 1:16; Romanos 8:38; Efésios 3:10
4 Daniel 10:13 e 20–21
5 Salmo 89:8
6 Salmo 82:1
7 1 Reis 22:19
8 Isaías 24:23
9 Êxodo 12:21, 19:7; Números 11:24-25; Levítico 4:15, 9:1–2; Êxodo 24:1, 9, 13–14
10 Êxodo 25:8–9
11 1 Crônicas 24 e 25
12 Lucas 1:19
13 Apocalipse 11:16-18
14 1 Pedro 1:12
15 Apocalipse 5:14

Continua Apocalipse 4:4