Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 24
Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer
Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53
Semana 24 Dia 162 Apocalipse 11:4 - 'Eles são as duas oliveiras e os dois candelabros e eles estão diante do Senhor da terra.' 1
Devemos aprender a medir as coisas pelo padrão divino, que é o cânon da Palavra de Deus. Estamos vivendo num tempo em que a Palavra de Deus, a Bíblia, é medida por padrões humanos. O que nós podemos aceitar com nossa mente racionalista é aceito. Qualquer coisa que as Sagradas Escrituras dizem que vai contra nossos sentimentos e opiniões é declarado 'limitado no tempo' – ligada aos tempos de 2.000 ou 3.000 anos ou mais atrás – e provavelmente um 'mito' ou um espécie de "conto de fadas". Teólogos alemães como Rudolph Bultmann diziam que a Bíblia precisa ser 'ent-mythologisiert', ou seja, passar pela 'desmitologização'. O núcleo religioso poderia ser mantido, é claro, mas o resto é cientificamente inaceitável e historicamente totalmente não confiável para o homem moderno, eles dizem. Outro disse: "Hoje sabemos melhor do que Moisés e Paulo." É assim pela Alta Crítica racionalista, a Bíblia está roubada de seu poder. No entanto, a Bíblia é a Palavra de Deus; fala com autoridade absoluta, não só sobre as coisas espirituais, sobre a fé, nossa vida interior, nossa alma e espírito, sobre o eterno e vida eterna e sobre o Céu e o inferno, mas também confiável quando a Bíblia menciona fatos da história e fala sobre a Criação, a natureza, o Universo e outros fatos relacionados à natureza ciência e história do futuro: profecia/escatologia. As escavações arqueológicas confirmam a Bíblia. A Palavra de Deus fala com poder profético. Fala com absoluta autoridade sobre o passado, presente e futuro. Estamos vivendo nos dias finais desta parte da história mundial, no fim dos tempos. Uma clara profecia testemunho deve, portanto, ser esperada por todos aqueles que permanecem firmemente na Palavra de Deus.
A verdadeira Igreja deve falar claramente e dar um verdadeiro testemunho Bíblico e profético sobre todos os aspectos da vida em nosso mundo e em nossas sociedades.
Uma vez que os dias finais do fim dos tempos chegaram, o Senhor manterá o testemunho profético por meio de Suas duas testemunhas. Estas duas testemunhas estão a favor e contra as duas Bestas 2. Quem são eles? Quem se atreve a enfrentar o poder do Anticristo e seus seguidores? É o testemunho de dois grupos: os verdadeiros crentes entre os judeus e aqueles entre os gentios? Ou os testemunhos combinados de todos os verdadeiros crentes em todo os séculos ecoando também nos últimos dias, sendo ouvidos em livros ou divulgados pelas estradas eletrônicas através das ferramentas modernas de comunicação de massa? Aparentemente não.
"Minhas testemunhas", diz o Senhor Jesus referindo-se a duas testemunhas especiais para um tempo especial. Este tempo especial é de 1.260 dias, 42 meses, um tempo mais dois tempos mais meio tempo, três anos e meio, durante Jerusalém será pisada. Deus aguenta o testemunho pelos 144.000 3, pela 'multidão que ninguém pode contar' 4 e por meio dessas duas testemunhas.
Também o próprio testemunho profético de João continua a soar 5. Assim como o testemunho do outro anjo forte que está em pé sobre o mar e a terra 6. E o testemunho dos adoradores no Templo 7. Em suma, a mensagem da Palavra de Deus continua a ressoar, através de todos os tipos de canais, até o fim. Ele vai manter a mensagem em andamento, e ele não pode ser detido.
Mas quem são essas duas testemunhas?
Eles são chamados de duas oliveiras (traduzidos em outra tradução como ramos de oliveira), os dois candeeiros. Quase todos os expositores apontam para Zacarias 4:1-14 a esse respeito, a quinta visão duma série de oito, na qual a restauração de Israel, o Templo, a cidade de Jerusalém e o governo de Deus, é central. Zacarias perguntou ao anjo: "O que são essas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?"
Novamente lhe perguntei: "O que significam estes dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam azeite dourado?" Ele respondeu: "Você não sabe?" "Não, meu senhor," respondi. Então ele me disse: "São os dois homens que foram ungidos para servir ao Soberano de toda a terra!" 8. No tempo de Zacarias, os dois que foram ungidos com o óleo do Espírito Santo foram Josué, o Sumo Sacerdote, e Zorobabel, governador de Judá. Todo o seu ministério está no signo de quadro da construção do Segundo Templo durante o reinado de Dario, após o exílio babilônico, e após o retorno do remanescente de Judá e outros de Israel também. Será que eles podem ser modelo das duas testemunhas nos últimos dias?
NOTAS
Ageu é o profeta que exorta o povo de Israel sob Esdras e Neemias a se apressar com a construção do Templo, que estava passando por grandes dificuldades 9.
Rudolf Karl Bultmann (20 de agosto de 1884 - 30 de julho de 1976) foi um luterano alemão teólogo e professor de Novo Testamento na Universidade de Marburg. Ele foi uma das principais figuras dos estudos Bíblicos do início do século 20 e um voz proeminente no cristianismo liberal.
Bultmann é conhecido por sua crença de que a análise histórica do Novo Testamento é inútil e desnecessária, dado que os primeiros cristãos a literatura mostrou pouco interesse em locais específicos de fatos da história.
Bultmann argumentou que tudo o que importa é o "isso-ness", não o "o que-ness" de Jesus e Seus tempos, ou seja, apenas que Jesus existiu, pregou e morreu por crucificação importa, mas não o que aconteceu ao longo de Sua vida.
Bultmann disse que o túmulo não estava vazio, mas Jesus viveu na fé e na pregação/ensino de Seus seguidores que creram nEle e no mitos que são contados na Bíblia.
Bultmann confiou na desmitologização, uma abordagem que interpreta a elementos mitológicos no Novo Testamento existencialmente. Bultmann sustentou que somente a fé no kerygma, ou mensagem, do Novo Testamento era necessário para a fé cristã, não quaisquer fatos particulares sobre a Jesus histórico. Meu comentário: Este é o começo do fim do cristianismo em geral. Na Europa, entramos agora na era pós-cristã.
1 NVI
2 Apocalipse 13:11–12
3 Apocalipse 7:1–8
4 Apocalipse 7:9–17
5 Apocalipse 10:11
6 Apocalipse 10:5–6
7 Apocalipse 11:1
8 Zacarias 4:12-14
9 Ageu 1
Semana 24 Dia 163 Apocalipse 11:4B - 'Eles são as duas oliveiras e os dois candelabros e eles estão diante do Senhor da terra.' 1
O Templo construído após o exílio babilônico, o Segundo Templo, aparentemente serve como modelo 'espiritual' para os tempos do Terceiro e/ou Templo Final. As profecias do Livro do Apocalipse têm um significado global. Mas o ponto de referência, o foco central do Livro do Apocalipse, o princípio central e foco, está no povo da revelação e a terra da revelação: Israel. As duas testemunhas proclamarão o Reino de Deus em palavras e em poder por três anos e meio durante o clímax da era anti-cristã. Mas uma teocracia, com governo divino sobre o reinos deste mundo não é concebível até que o Templo em Jerusalém tenha sido construído primeiro. As nações, muito menos Israel, não podem viver em suas casas com painéis e desfrutar de verdadeira paz e prosperidade enquanto a Casa de Deus ainda estiver em ruínas. "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: 'Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor'. "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?" 2
As duas testemunhas no fim dos tempos, um período em que a restauração de Israel terá lugar, são prefigurados pelas 'duas testemunhas', Zorobabel e Josué no tempo em que o povo judeu foi restaurado como nação na terra de Israel após o cativeiro babilônico, embora em escala muito mais limitada e ainda subordinada às grandes potências da época. Zorobabel e Josué são tipos dessas duas testemunhas no Livro do Apocalipse que, apenas como essas 'duas testemunhas' do passado, estão de pé e testemunhando como um sinal da restauração do Templo e da Teocracia, o domínio direto do Senhor Deus sobre toda a terra. Dentro neste verso, a localização física é solo judaico. Estamos em Israel.
A expressão 'Senhor de toda a terra' está sempre ligada ao Senhor Deus de Israel, quando o povo judeu entra numa nova fase de sua existência nacional. Assim como o tempo atravessaram o rio Jordão para entrar na Terra Prometida 3. O Senhor assume o nome 'o Deus do Céu' 3 depois que o povo de Israel deixou a terra de Israel para entrar no exílio. Depois que Jerusalém foi conquistada e destruída e a população foi arrebatada. Deus é chamado de 'Senhor de toda a terra' 5 quando Israel retorna mais uma vez, para reconstruir a cidade e o templo.
A aparência e a função das duas testemunhas não parece nada à da comissão para a Igreja de Jesus Cristo. Jesus disse à Igreja em Mateus 29:19 "Vá portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e o Espírito Santo". Mas tudo o que essas duas testemunhas fazem é teocrático, no estilo do Antigo Testamento: julgador e vingativo.
As figuras de Zorobabel e Josué estão tipificando o período dum Novo Templo, uma restauração de Israel também no sentido espiritual. "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: 'Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos" 6, diz o profeta Zacarias. O óleo dourado que é mencionado no capítulo 4:12 "Novamente pedi ele: "O que significam estes dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam azeite dourado?" refere-se ao Espírito Santo do Senhor. Azeite é muitas vezes um símbolo do Espírito Santo.
No entanto, o testemunho dessas duas testemunhas no Livro do Apocalipse contra os inimigos vem acompanhado de violência, como veremos em breve. Eles aparecem enquanto a Cidade Santa de Jerusalém está sendo pisoteada, durante 42 meses 7, 1260 dias 8, um tempo, (dois) tempos e meio tempo 9, os três anos e meio durante os quais as Bestas seguirão seu curso 10 e a 'Mulher' fugirá para o deserto, para um lugar preparado por Deus 11. Muitos expositores não tomam esses números literalmente, e consideram que eles se referem a todo o curso do séculos durante os quais o Evangelho foi proclamado 12, assim durante o tempo desde Pentecostes quando o Espírito Santo foi derramado sobre a terra 13. E sim, estes também têm sido muito difíceis as vezes 14. Mas aqui o depoimento e as ações das duas testemunhas realmente se referem ao clímax, o fim dos tempos do fim, os três anos e meio na Grande Tribulação.
NOTAS
Em sua primeira carta, o apóstolo João se refere a três testemunhas no Céu (o Pai, a Palavra e o Espírito Santo) e três testemunhas na Terra (o Espírito, a água e a sangue) 15 e esta é, sem dúvida, também é uma importante parte substancial do pano de fundo da mensagem que essas duas testemunhas, trarão em breve.
O cativeiro babilônico ou exílio babilônico é o período da história judaica durante o qual várias pessoas do antigo Reino de Judá foram cativos na Babilônia no século 5 a.C. Após a queda da Babilônia ao rei persa Ciro, o Grande, em 539 a.C., esses exilados judeus foram permitidos para retornar a Judá.
De acordo com o livro Bíblico de Esdras, construção do Segundo Templo em Jerusalém começou por volta de 537 a.C. Todos esses eventos são considerados muito significativo na história e cultura judaica, e tem um impacto de longo alcance no desenvolvimento do judaísmo.
1 NVI
2 Compare Ageu 1
3 Josué 3:11
4 Daniel 2:18–19, 28, 44–47
5 Zacarias 4:14
6 Zacarias 4:6
7 Apocalipse 11:2
8 Apocalipse 11:3
9 Daniel 7:25, 12:7
10 Apocalipse 13:5
11 Apocalipse 12:6, 14
12 Hebreus 1:1–2
13 Atos 2:17
14 2 Timóteo 3:1
15 1 João 5:7–8
Semana 24 Dia 164 Apocalipse 11:5 - 'Se alguém tentar prejudicá-los, fogo sai de suas bocas e devora seus inimigos. É assim que quem quiser prejudicá-los deve morrer.' 1
As duas testemunhas profetizam vestidas de pano de saco. Como profetas penitenciais estão em saco e cinzas de punição e julgamento. Eles estão de luto, luto profundo 2 por causa da injustiça da cidade, da terra, do povo, a mesmo do templo. O mundo está cheio de todos os tipos de apostasias e ações que vão contra Deus e Sua Palavra. E dia a dia (observe a expressão, 1.260 dias de testemunho profético e 1.260 dias de custódia para a mulher perseguida - são as misericórdias do Senhor, que não perecemos, pois suas misericórdias não cessam todas as manhãs, grande é a tua fidelidade!) a mensagem das duas testemunhas sai durante os 42 meses de pisoteio 3 e blasfêmia 4. Observe a expressão: 1260 dias de testemunho profético 5 e 1260 dias de proteção para a mulher perseguida 6. "Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!" 7. Estes são os 'tempos dos gentios' que Jesus fala sobre quando Jerusalém será pisada pelos gentios, até 'os tempos dos gentios' será cumprido 8.
Alguns acreditam que 'os tempos dos gentios' já se cumpriram quando Jerusalém foi libertada pelos judeus em 1967, porque Jerusalém então, depois da ocupação pela Jordânia de 1948 a 1967, tornou-se uma cidade novamente, sob o domínio judaico na administração. No entanto, a parte mais sagrada de Jerusalém, o Monte do Templo no coração da cidade, sobre o monte Sião, que também é o monte Moriá, permanece sob o controle do Islã. E muitos poderes políticos e religiosos do mundo reivindicam a Cidade de Jerusalém para si. O Papa apresenta sua reivindicação pela internacionalização de Jerusalém e os Lugares Santos. E as Nações Unidas (ainda) não decidiram sobre o status de Jerusalém. Os palestinos reivindicam uma parte da cidade para sua 'capital', e a Europa tende a concordar com eles.
Em suma, os tempos dos gentios ainda estão cheios em relação à Cidade. E mesmo que o Templo fosse reconstruído para Israel, a Cidade e seu pátio ainda estão em mãos gentias, Apocalipse 11:2.
As duas testemunhas são temporariamente poderosas e invulneráveis, por enquanto. Quando Acazias, o sucessor do rei Acabe, acha que pode convocar o profeta Elias e ele envia cinqüenta homens a ele para trazê-lo, fogo cai do céu duas vezes 9. Quando Elias, no julgamento do Monte Carmelo, levantou-se contra os sacerdotes de Baal, ele orou por fogo do céu 10. Duas testemunhas testificam, pois a Bíblia diz que todo assunto deve ser estabelecido pelo depoimento de duas ou três testemunhas: Uma testemunha não é suficiente para condenar qualquer pessoa acusada de qualquer crime ou ofensa que possa ter cometido. Uma questão deve ser estabelecida pelo depoimento de duas ou três testemunhas 11.
Estas duas testemunhas estão no fim da era da Igreja e o início do reinado do Senhor sobre toda a Terra. Como nos dias do Velho Testamento eles são autorizados a exercer o poder de julgamento e punição para sua defesa. A Igreja do Novo Testamento, porém, não foi autorizada a agir dessa maneira. "Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele'. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" 12. As palavras do profeta Jeremias foram fogo em sua boca e o povo de Israel até madeira: "Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Porque falaram essas palavras, farei com que as minhas palavras em sua boca sejam fogo, e este povo seja a lenha que o fogo consome. "Ó comunidade de Israel", declara o Senhor. "estou trazendo de longe uma nação para atacá-la: uma nação muito antiga e invencível, uma nação cuja língua você não conhece e cuja fala você não entende.
Sua aljava é como um túmulo aberto; toda ela é composta de guerreiros. Devorarão as suas colheitas e os seus alimentos; devorarão os seus filhos e as suas filhas; devorarão as suas ovelhas e os seus bois; devorarão as suas videiras e as suas figueiras. Destruirão pela espada as cidades fortificadas nas quais vocês confiam" 13.
Veio fogo desceu do céu e consumiu Nadabe e Abiú porque trouxeram fogo estranho diante da face do Senhor 14. O fogo consumiu o povo que reclamava 15, e os duzentos e cinquenta homens que se aliaram a Coré, Datã e Abirão 16. Santidade e fogo andam juntos. O Senhor aparece no fogo 17. O Espírito Santo aparece como línguas de fogo 18. Jesus batizará com o Espírito Santo e com fogo 19. O fogo consome, queima limpa, purifica e destrói.
NOTAS
Isso deve se referir a uma forma de fogo real. Palavras como fogo, mas também fogo literal, fogo do céu. De que outra forma as duas testemunhas poderiam permanecer fora das garras das tropas da polícia anticristã e anti-semita e Exército? Embora suas palavras sejam como 'chamas de fogo', como a de Elias, isso é acompanhado por um poder de fogo protetor e celestial que é letal.
1 NVI
2 Gênesis 37:34; 2 Samuel 3:31; 1 Reis 20:31; 2 Reis 19:1; Neemias 9:1; Ester 4:1; Jó 16:15–16; Salmo 35:13; Isaías 15:3 e 20
3 Apocalipse 11:2
4 Apocalipse 13:5
5 Apocalipse 11:3
6 Apocalipse 12:6
7 Lamentações 3:22–23 NVI
8 Lucas 21:24
9 2 Reis 1 e Lucas 9:54
10 1 Reis 18:23–24 e 36–40
11 Deuteronômio 17:6, 19:15; Números 35:30; Mateus 18:16
12 Lucas 9:55–56, Romanos 12:17-21
13 Jeremias 5:14-17
14 Levítico 10:1–2
15 Números 11:1–3
16 Números 16:15, 26:10; veja também Juízes 6:21; Jó 1:16
17 Êxodo 3:1–4, 19:18, 24:17
18 Atos 2:3
19 Mateus 3:10–12
Semana 24 Dia 165 Apocalipse 11:6 - 'Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.'
A natureza dessas duas testemunhas se torna mais clara. Quando Elias apareceu pela primeira vez para Acabe disse: "Como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva nos próximos anos, exceto por minha palavra" 1. No terceiro ano Elias vai novamente a Acabe 2 quando a seca durou três anos e meio 3. Quando o Senhor envia Moisés ao Faraó do Egito, dez pragas caem sobre o Egito, incluindo a água do Nilo se transforma em sangue 4. Essas duas testemunhas realizam precisamente os mesmos julgamentos de Moisés e Elias. É profetizado a respeito de Elias que ele deve aparecer novamente: "Veja, eu enviarei o profeta Elias a você antes que venha aquele grande e terrível dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais para seus filhos, e o coração dos filhos para seus pais; ou então virei e ferirei a terra com destruição total" 5. Assim termina o Antigo Testamento. Elias não morreu; ele ascendeu ao céu 6. Malaquias espera que Elias retorne como uma pessoa. A tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, diz aqui: Elias, o Tishbite. Os judeus creram exatamente nisso, porque perguntam se João Batista talvez seja o Elias que há de vir 7. E o Senhor Jesus também comenta que Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas 8, mas continua dizendo que Elias já veio.
De certa forma, João Batista é um pré-cumprimento da vinda de Elias. Ele cumpre sua missão 'no espírito e poder de Elias' 9 mas ele não era Elias em pessoa. Isso é por que ele mesmo diz 'não', quando lhe perguntam sobre isso 10. O Senhor Jesus diz em Mateus 11:14 (NVI): "E se você estiver disposto a aceitá-lo, ele é o Elias que havia de vir." Ou melhor, está vindo, primeiro no poder e no espírito do profeta Elias (João Batista) e então pessoalmente, pouco antes do retorno de Cristo. Isso, sem dúvida, esconde um grande mistério. O Senhor Jesus quer dizer que, se Israel estivesse disposto, João Batista então teria sido Elias? Ele quer dizer que, se o povo judeu O tivesse aceitado como Messias, o Reino teria vindo e que então João Batista teria realmente sido Elias? Que então realmente tudo teria acontecido, enquanto agora vai acontecer no futuro? Houve uma mudança 'inesperada' no tempo?
Isso é pouco credível, no entanto. Não teria o Senhor previsto o temporário cegando e endurecendo Israel? Ele sabia que o Evangelho iria para as ovelhas que não são deste rebanho (Israel) 11. No entanto, isso deixa claro que no endurecimento de Israel há culpa também. Poder-se-ia dizer: 'culpa' assim como 'destino', como dois lados da mesma moeda. Primeiro Israel não quer ver, mas também: Israel não podia ver. Paulo escreve em Romanos 11:8 (NVI 1984) "Deus lhes deu um espírito de estupor, olhos que não podiam ver e ouvidos que não podiam ouvir, até hoje."
Quem é a segunda testemunha? Moisés? Ou Enoque? Enoque também foi levado para o céu 12 e foi um pregador profético da justiça de Deus 13. O tempo dirá! As duas testemunhas terão o mesmo conteúdo profético, terão o mesmo 'núcleo' que o manto profético é sobre ambos, como em 2 Reis 2:9-14!
NOTAS
A Igreja antiga ensinava que uma das duas testemunhas seria Elias em pessoa. Aprendemos isso de Justino Mártir, Hipólito, Crisóstomo, Jerônimo e Agostinho. É notável que as duas testemunhas sejam capazes para ferir a Terra com pragas, quantas vezes quiserem.
Moisés e Elias estavam com Cristo no Monte da Transfiguração, simbolizando a 'Lei e os profetas', mas eles também estavam presentes em pessoa 13.
As palavras de 1 Reis 17:1 são geralmente traduzidas como "Elias, o tisbita de Tishbe em Gileade". Conforme traduzido para o inglês, Tishbite é o atributo adjunto para Tishbe: a adição é predicada do profeta para denotar que sua residência ou possivelmente seu local de nascimento era Tishbe. Alternativamente, as palavras de 1 Reis 17:1 também poderia ser traduzido como "Elias, o morador habitantes de Gileade", porque nesse verso "Tishbite" e a palavra que denota "habitantes" são muito semelhantes.
A Exhaustive Concordance of the Bible de Strong afirma que a palavra denota um 'morador', especialmente como distinto dum residente nativo, mas não um morador estranho, ou um recluso temporário ou inquilino; essencialmente denota um estrangeiro residente. A Concordância indica que a palavra é usada para denotar um peregrino 9 vezes, um estranho 3 vezes, um estrangeiro uma vez e um habitante uma vez. O uso mais frequente da palavra está em Levítico 25, que estabelece os requisitos de 'Sabático' e 'Ano do Jubileu'.
A denotação de 'peregrino' é encontrada em Levítico 25:23, 35, 40 e 47, e a denotação de 'estrangeiro' em Levítico 25:6, 45 e 47, um total de 7 instâncias.
Abraão é mencionado como um 'peregrino' em Gênesis 23:4 e o Rei Davi e "nossos pais" são descritos como "peregrinos" em 1 Crônicas 28:15 e Salmo 39:12. Essas outras instâncias da palavra em questão apoiam essa alternativa lendo para "Tishbite", de tal forma que 1 Reis 17:1 não afirmaria que Tishbe foi a residência ou local de nascimento de Elias.
1 1 Reis 17:1 NVI
2 1 Reis 18:1
3 Tiago 5:17
4 Êxodo 7:19–21
5 Malaquias 4:5–6 NVI
6 2 Reis 2:11
7 Marcos 6:15; João 1:21
8 Mateus 17:11–12
9 Lucas 1:17 NVI
10 João 1:21
11 João 10:16
12 Gênesis 5:24
13 Judas 14–15
14 Mateus 17:1-9 e depois é imediatamente discutido sobre Elias por vir, vs. 10-13
Semana 24 Dia 166 Apocalipse 11:7 - 'Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los.'
As testemunhas golpeiam a terra. É esta a terra no sentido de Haéretz, a terra de Israel? Ou suas pragas estão espalhadas por todo o mundo? Essa pergunta também joga
em Zacarias 13:8-9 NVI, onde o profeta diz: "'Em toda a terra', declara o Senhor, 'dois terços serão abatidos e perecerão; ainda um terço será deixado nele. Este terço porei no fogo;
vou refiná-los como prata e testá-los como ouro. Eles vão chamar meu nome e eu lhes responderei; Eu direi: 'Eles são meu povo', e eles dirão: 'O Senhor é o nosso Deus.'"
Terra em hebraico Haéretz. Mas a mesma palavra é usada em Zacarias 14:9 NVI também, e ali está traduzido: "O Senhor será rei sobre toda a terra. Naquele dia haverá um Senhor, e seu nome o único nome". Deveria ter sido traduzido da mesma forma em Zacarias 13:8: "Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão…"
Então o significado se torna o seguinte: NÃO serão dois terços dos judeus que voltaram para a terra de Israel que será destruída. Como se o Senhor num futuro próximo a nação de Israel no Oriente Médio se transformará num grande "Auschwitz". Esta destruição de dois terços do povo judeu já aconteceu no passado, nos últimos 2000 anos. E, de fato, dois terços da raça judaica foram perseguidos e destruídos todos em todo o mundo ao longo da história. Se somarmos os números da perseguição e matança de judeus durante os séculos, dois terços do povo judeu foram realmente exterminados, tanto na terra de Israel como no mundo inteiro. Vou 'colocá-los no fogo' não significa sua destruição, mas sua purificação, seu refinamento. Esse refinamento dos judeus que finalmente estão vivos, o remanescente dos judeus que retorna à sua própria terra Israel, será levado a 'invocar o Seu Nome' e Ele responder-lhes: "Eles são Meu povo." Eles responderão: "O Senhor é o meu Deus" 1. Então, a tradução correta de 'Haéretz', a terra (de Israel) ou toda a Terra? Sobre o que são as pragas das duas testemunhas?.
O terço que sobreviveu será refinado depois, não destruído, diz Zacarias.
Compare 1 Pedro 4:12-17, onde a mesma coisa é dita sobre a Igreja: "Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. ... Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?" Assim, um 'processo de purificação' levará Israel a "… invocar o meu nome e eu lhes responderei…" diz Zacarias verso 9. Então finalmente haverá uma restauração bom relacionamento entre o Senhor e Seu filho primogênito Israel. Haverá uma grande tribulação? Sim! Mas destruição? Não! Haverá um processo de refinamento e purificação como a prata e o ouro é refinado e provado no fogo!
Qual é a extensão das pragas das duas testemunhas? O grego usa a palavra gè, e isso significa terra, solo, parte da terra (ou seja campo), território, reino. Então isso por si só não resolve o problema! Talvez seja os dois. Mas é tão grave o que eles causam, que a Besta declara guerra a eles. Contudo horríveis são os julgamentos que as duas testemunhas exercem sob os olhos dos tiranos satânicos, suas presenças no entanto, é um ato de graça. Porque dá oportunidade para os incorrigíveis moradores da terra para mudar seus caminhos. Somente quando o testemunho e a missão dessas duas testemunhas foi completada, a Besta recebe o poder de conquistar e matá-los, não antes. Aparentemente, os corações ficaram tão endurecidos sob o selo e juízos da trombeta, que a humanidade verdadeira percebe que estes são o resultado da ira de Deus e do Cordeiro 2. Mas o ódio contra tudo o que tem a ver com Deus e Seu reino encheu completamente os corações e as mentes daquelas pessoas na Terra. Você às vezes ve isso ainda hoje nas pessoas ao seu redor. Eles são completamente maçantes, cegos, surdos pelo que você tenta dizer a eles. Eles seguem seus próprios desejos e instintos, seu desejo por dinheiro e prazer num comportamento tão insensível e sem escrúpulos como se não tivessem consciência em tudo. Mas nunca se esqueça: a graça de Deus é capaz de romper na vida dessas pessoas: há muitos testemunhos impressionantes disso! Triste de dizer: isso então, no estágio final do fim dos tempos, não será mais o caso. Haverá grande alegria em todo o mundo quando essas duas testemunhas finalmente morrerem. Mais tarde João vai ver e ouvir muito mais da Besta, quando essa figura do fim dos tempos será revelada 3. Há um desempenho das duas testemunhas também hoje uma lição para a Igreja de Jesus Cristo. A Igreja deve aprender já hoje a testemunhar profeticamente e a manifestar o profético 'manto de Elias'. E que consequências isso terá para a igreja se a resposta for 'sim'? A recompensa no Céu será grande!
NOTAS
A palavra testemunho é em grego marturia, que está relacionada com a nossa palavra mártir. Testemunhar pode levar ao sofrimento, também em seu próprio ambiente direto, duma forma até inesperada. Mas se isso acontecer, você está em boa companhia. Como cristãos em todos os séculos do passado, hoje e amanhã, estão experimentando o mesmo teste.
A perseguição pode vir de pessoas que você acha que conhece e a quem você confia.
1 Zacarias 13:9
2 Apocalipse 6:16–17
3 Apocalipse 13
Semana 24 Dia 167 Apocalipse 11:8 - 'Os seus cadáveres ficarão expostos na rua principal da grande cidade, que figuradamente é chamada Sodoma e Egito, onde também foi crucificado o seu Senhor.'
As duas testemunhas que são mortas para seus testemunhos em Jerusalém, em Israel. Pois esse é o nome da grande Cidade, onde seu Senhor, o Senhor Jesus Cristo, foi crucificado. Os dois profetas podem ser judeus fiéis que confessam o Messias como Ele é seu Senhor. E seus corpos agora jazem ali, onde seu Senhor Jesus foi crucificado, em Jerusalém. E onde seu Senhor foi crucificado, seus cadáveres agora também jazem na rua. Em Jerusalém, que no tempo da profecia das testemunhas, sob a influência das Bestas do anticristo, tornou-se um lago de iniqüidade como Sodoma e como o Egito, por exemplo, de opressão e escravidão do pecado. Lá eles falam e testemunham. Lá eles morrerão, como seu Senhor. Isto é a Cidade onde falam e testemunham. No fim dos tempos os profetas serão assassinados. Assim como seu Senhor morreu, e Como Zacarias que foi apedrejado até no pátio do Templo 1.
Da igreja de Cristo, a igreja da fase final, podemos esperar um testemunho poderoso no espírito de Elias. Elias significa: O Senhor é Deus. O 'espírito e o poder' de Elias ainda estão disponíveis para trabalhar na vanguarda, as 'tropas de assalto' da verdadeira Igreja de Cristo, lutando nas linhas de frente das batalhas espirituais, ou como um 'movimento de resistência' espiritual, subterrâneo. Este fiel remanescente no cristianismo, a verdadeira Igreja, deve ser preparada e batalha, como Elias foi.
Enquanto escrevo isso, o telefone toca. É um rabino judeu, um bom amigo nosso. Ele expressa sua preocupação com o que está acontecendo em Israel neste momento, mas termina por
dizer: "No entanto, os tempos difíceis não são os piores, e os tempos mais fáceis são muitas vezes não os melhores!"
Tempos e circunstâncias difíceis oferecem a oportunidade de crescer espiritualmente. Elias tem que aprender a depender até mesmo de sua comida. Os corvos o alimentaram no riacho Cherith 2. Eles viriam novamente no dia seguinte? Depois o riacho, sua fonte de água secou e ele estava no meio do deserto!
Então ele, o profeta judeu a serviço do Deus Altíssimo, tem que aprender a depender duma viúva muito pobre em Sarepta 3 (que significa 'lugar de refinamento'). No meio daqueles que praticavam a religião de Baal e o paganismo. E ele se torna um dos maiores e mais poderosos profetas judeus em Israel a serviço do Deus Altíssimo, ele teve que aprender essas lições pessoais. Ele teve que aprender a ser dependente enquanto ficava com um viúva indigente em Sarepta 3 (que significa 'lugar de refinamento').
É assim que os "Elias-Cristãos" originam, que têm a aprender de beber da fonte Cristo, como sua rocha no deserto 4. Como estranhos e peregrinos 5, eles devem aprender a viver neste mundo. Para que possam testemunhar no meio de Baal o Cristianismo, uma pequena vanguarda profética. Testei-me primeiro no fogo do refinamento do Senhor. Até que tenha aprendido a dependência completa, treinado em corpo, alma e espírito. E segundo, vestidos com o 'manto de pêlo de camelo do João Batista' 6, podem falar: "Arrependei-vos, porque vem o Reino dos Céus. O machado já está a raiz das árvores" 7. O machado será usado em breve e as árvores cairão. Para todo sempre. Um provérbio holandês diz: assim como é a condição da árvore quando ela cai no chão, é assim que o árvore será para sempre! Não há mais possibilidade de crescer ou mudar. Para nós ainda há tempo para aprender as lições que temos que aprender…!
NOTAS
Deixar corpos no chão sem sepultamento foi a maior vergonha possível nos tempos antigos 8.
Sodoma já era um símbolo de depravação no Antigo Testamento. Judá é chamada espiritual Sodoma (ver Deuteronômio 32:32, Isaías 1:9, Ezequiel 16:46, 49, 55 e Jeremias 23:14).
Egito não é usado como um nome simbólico para Israel ou Jerusalém no Antigo Testamento.
1 2 Crônicas 24:21; Mateus 23:35; Lucas 11:51; Hebreus 11:37
2 1 Reis 17:5–6
3 1 Reis 17:7–16
4 1 Coríntios 10:4; Números 20:11
5 Atos 13:17; Hebreus 11:13; Efésios 2:19; 1 Pedro 2:11
6 2 Reis 1:8; Mateus 3:4; Marcos 1:6; Isaías 20:2; Zacarias 13:4
7 Mateus 3:10; Lucas 3:9
8 1 Reis 21:24; Jeremias 8:1–2, 14–16
Semana 24 Dia 168 Apocalipse 11:9 - 'Durante três dias e meio, homens de todos povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados.'
Começaremos pelo final: Queimar cadáveres e cremação vai completamente contra a Bíblia. Os cadáveres de pessoas são colocados em túmulos ou enterrados no chão. O Senhor Jesus
Ele mesmo nos deixou o exemplo do que devemos fazer com um corpo morto. Ele foi enrolado em linho de sepultura, segundo o costume judaico, com óleos e resinas, ervas aromáticas e especiarias 1. No seu caso, Ele foi colocado num túmulo esculpido na rocha. Para qualquer um que já visitou Jerusalém sabe que o solo fértil, como o que conhecemos em nossos países, é quase completamente ausente por lá. As montanhas e colinas de Jerusalém consistem em rochas.
Judeus, cristãos e também muçulmanos enterram seus mortos com carinho. Nas áreas rochosas de cavernas, escavadas nas rochas ou em outros lugares como buracos e covas cavadas no solo. Paulo diz que o corpo é semeado na terra 2, onde repousa até o Dia da Ressurreição. O corpo decai, perece, mas seu poder e capacidade germinativa continuam a existir, assim como uma semente que é semeada. Corpos que foram queimados, ou que se afogaram no mar, e corpos em decomposição não ressuscitam dos mortos? Claro que sim 3. Todos os mortos serão ressuscitados para imortalidade, com novos corpos, que terão, no entanto, a individualidade de cada um, mas sem as deformações causadas pelo pecado. Morte, decadência e deformações foram consequências do pecado. "Ao pó voltarás", Gênesis 3:19 e Romanos 5:12-21, 8:18-23. Mas um dia nós seremos purificados, eternos, gloriosos, fantásticos, nossos próprios corpos individuais no grande Dia da Ressurreição! Não haverá mais consequências e efeitos visíveis do pecado. Não haverá deficiências nem manchas hereditárias, pois seremos excepcionalmente gloriosos! Você e seu corpo serão exatamente como Deus viu você em Sua mente desde antes da própria Criação, sem mancha ou defeito. Exclusivamente você. E, no entanto, esses corpos renovados se parecerão com nossos corpos atuais como 'duas gotas de agua'. Qualquer um tira uma foto de uma semente que foi semeada e a compara com os grãos de milho na espiga colhido na nova safra, observará que eles se parecem 'duas gotas de água'. Mas a semente original realmente pereceu na terra. Há nada restou dele, exceto seu 'DNA', por assim dizer. Seu núcleo, sua capacidade de começar a crescer, tornando-se visível na nova colheita.
Corpos novos, glorificados, purificados, limpos e eternos! Que futuro glorioso! Então vamos seguir o exemplo de Jesus e enterrar nossos mortos, semeá-los na terra, com nossos olhos na ressurreição. Mas deitado insepulto? Ou queimar esses corpos em cinzas? Uma desgraça! Para judeus foi uma aflição adicional que nos campos de concentração da Alemanha nazista eles não só foram brutalmente torturados, assassinados e mortos em câmaras de gás com gás Zyklon-B, mas que seus cadáveres também foram queimados em cinzas, fumaça e vapor nos crematórios para desaparecer pelas chaminés fumegantes. Em Israel, judeus ortodoxos costumam ser vistos em pequenas scooters ou ciclomotores ou outros veículos motorizados, aparecendo imediatamente após a explosão duma bomba suicida em ônibus ou restaurantes ou na rua. Não só para tentar salvar vidas, mas também recolher as partes do corpo para dar-lhes um enterro adequado com os olhos na ressurreição do corpo. Eles não apenas recolhem os restos mortais das vítimas, mas também do terrorista para dar ele ou ela também o enterro necessário.
Os profetas castigam Moabe por terem queimado os ossos dos reis inimigos ao giz 4. Essa não é a intenção de Deus. Estamos eternamente na mente e no coração de Deus, incluindo aqueles que foram abortadas antes de terem a chance de viver. Mesmo de antes da Criação do mundo, cada pessoa tem estado em Seus pensamentos. Enquanto Sua mente estava moldando o Universo com inteligência incrível, criando nosso contínuo espaço-tempo de quatro dimensões, Ele tinha cada ser humano em Seu coração, mente e pensamentos.
Quanto mais a descrição das duas testemunhas chegar até você, mais forte crescerá em vocês a impressão de que tudo isso acontece em Jerusalém e Israel. Mas o mundo inteiro é testemunha disso, o mesmo mundo ao qual João deve dirigir seu testemunho 5. Os corpos permanecem insepultos por três dias e meio, simbólico dos três e meio ano de grande tribulação deles 6. Para ser visto em todo o mundo, talvez via satélite, televisão ou outros meios modernos de comunicação de massa. Hoje pelas estradas eletrônicas somos capazes de ver o que está acontecendo 'ao vivo', mesmo do outro lado do mundo. "Servos de Deus? Não me faça rir", muitos vão zombar. "Invulnerável? Ah! Olha, eles estão deitados lá! Eles eram apenas pessoas comuns como todo mundo." De fato, mas eles têm o Deus eterno e o Senhor da vida e da morte, Jesus Cristo, ao seu lado.
NOTAS
Quem abre a boca, se arrisca. Quem fica calado, significa que você silenciosamente concorda.
Se você se atrever a dizer 'não' aos desenvolvimentos ao seu redor, normalmente você está imediatamente fora do jogo.
Abster-se de votar nas Nações Unidas significa que você silenciosamente concordando, mas por razões políticas você não quer dizê-lo, pois teme as consequências para a nação e a reputação se você ousar dizer "não"!
De quem é a opinião mais importante para você, a do povo ou a do Senhor? O Senhor Deus estará lá para sempre. Não sejamos literalmente "cães mudos"! 7 Êxodo 23:1-3 diz: "Não faça declarações falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. "Não acompanhe a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria, nem para favorecer o pobre num processo" Aquilo vai para cada um de nós pessoalmente, e também para nossos países quando eles têm que votar nas Nações Unidas a favor ou contra todas essas resoluções, ou abster-se de votar.
Houve muitas resoluções unilaterais na ONU, que sempre colocam a culpa em Israel e o povo judeu pelo que está acontecendo de errado no meio Oriente e o mundo. Mas o Senhor está nos observando atentamente. Ele vai segurar cada nação responsável por como eles trataram o povo judeu e Israel como mostrado no seu voto na ONU.
1 João 19:38–42
2 1 Coríntios 15:35–49
3 Apocalipse 20:13; João 5:28–29
4 Amós 2:1
5 Apocalipse 10:11
6 Apocalipse 11:2–3, 13:5, 12:6, 14
7 Isaías 56:10