1 Timoteo Estudos Bíblicos dos Versículos

1 Timóteo 1:1-2

1 Timóteo 1:1-2

Chegamos ao livro de Timóteo, as duas epístolas a Timóteo e a epístola a Tito são chamadas de epístolas pastorais. Porque diferem consideravelmente dos outros escritos atribuídos a Paulo em dois pontos:

  1. Os destinatários são pessoas e o estilo apresentado é predominantemente pastoral. A maioria das cartas de Paulo são dirigidas a igrejas. E as cartas Pastorais são destinadas aos líderes, ou seja, as pessoas que são pastores.
  2. O tema central das cartas é o que veio a ser chamado de "cura das almas", visto que era esse ministério que estava sendo feito em Éfeso e Creta por, respectivamente, Timóteo e Tito.

Esta carta é relevante para todos nós, mas é especialmente útil para líderes e ministros porque ela inclui instruções sobre como guiar o povo de Deus e sobre como lidar com os problemas da igreja.

Em 1 Timóteo, Paulo enfatiza a importância de orarmos pelas pessoas, principalmente por aqueles que ocupam posições de autoridade (1 Timóteo 2:1-2).

Ainda em 1 Timóteo encontramos as qualificações e as características necessárias aos líderes da igreja (1 Timóteo 3), instruções quanto ao comportamento correto nos cultos, como lidar com erros doutrinários e como cuidar das viúvas e dos anciãos e as pessoas que ocupam posições de autoridade.

Estamos muito motivados a continuar a jornada de estudos sobre o livro de Timóteo, aprenderemos lições valiosas para nossas vidas. Então, eu quero encorajá-lo como Paulo fez com Timóteo: "… busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé …" ( 1 Timóteo 6:11-12).

1 Timóteo 1:3

1 Timóteo 1:3

FIQUE ONDE ESTÁ é segundo a tradução vigorosa, a advertência de Paulo a Timóteo: QUANDO PARTI PARA MACEDÔNIA, PEDI A VOCÊ QUE FICASSE EM ÉFESO.

Paulo se sentia urgentemente atraído a ir para Macedônia, e Timóteo desejava muito acompanhá-lo. Seria fácil levá-lo, pois Timóteo era o ajudante mais capaz do apóstolo em muitas dessas viagens. Mas outras coisas e mais urgentes tinham de prevalecer. A liderança e a direção de Timóteo eram necessárias em Éfeso, E O DEVER TEM DE PRECEDER AS PREFERÊNCIAS PESSOAIS.

Há muitas ocasiões na vida quando é muito mais fácil mudar do que permanecer numa situação difícil. O instinto de fuga da responsabilidade onerosa, de fugir quando as coisas ficam difíceis, é uma realidade de todos nós e deve ser resistida com firme determinação. A saída fácil, que segue a linha da menor resistência, a tendência de deixar-se levar pela correnteza em lugar de enfrentá-la com coragem e firmeza - estas alternativas tornam-se, por vezes, tentações atrozes. Escapulir de uma situação irritante, começar de novo em outro lugar, onde a grama seja mais verde e os prospectos mais convidativos, é um curso de ação no qual o tentador pode se disfarçar tão inteiramente de modo a termos a impressão que é a vontade de Deus. Mas quando Deus diz: FIQUE ONDE VOCÊ ESTÁ, é uma atitude covarde e pecadora abandonar as responsabilidades por algo que parece mais atraente. Claro que as vezes a palavra de Deus é: VÁ. De qualquer forma devemos ter a certeza de que nosso procedimento é a obediência imediata.

1 Timóteo 1:12-13

1 Timóteo 1:12-13

Toda desobediência é pecado e é a raiz da infelicidade. O nosso pecado e a nossa desobediência entristecem o Espírito Santo, principalmente quando sabemos que a maneira como nos comportamos vai contra as ordens de Deus.

Há momentos em nossa vida em que desobedecemos a Deus, mas o fazemos por ignorância. O apóstolo Paulo é um exemplo de uma pessoa que não sabia que estava desobedecendo a Deus antes de sua conversão a Cristo. Paulo perseguia os cristãos por zelo e pensava estar fazendo um favor a Deus. Ele era um homem muito religioso que acreditava sinceramente que os cristãos eram maus. O Senhor o confrontou e Paulo imediatamente se converteu a Cristo e foi batizado (ver Atos 9: 1-22). Ele escreveu em 1 Timóteo 1:13 que recebeu a misericórdia de Deus porque agiu por ignorância e incredulidade. Observe que ele diz que Deus derramou graça transbordante sobre ele, o principal dos pecadores, e que recebeu a misericórdia de Deus para que Jesus Cristo pudesse ser visto nele como um exemplo para aqueles que creem.

Todo o nosso pecado, seja consciente ou inconsciente, deve ser tratado na cruz de Jesus Cristo. De fato somos alvo de grande compaixão quando pecamos sem intenção de pecar, e permanecemos necessitados da misericórdia divina o tempo inteiro. Qualquer pessoa que deseje viver uma vida cheia da paz e da alegria da graça de Deus precisa ser obediente a Deus.

1 Timóteo 1:15

1 Timóteo 1:15

Nos dias de hoje nós vemos pessoas dizerem: "Olha lá! Ele! Antes fazia tudo quanto não prestava e hoje é crente?!" eu mesmo já ouvi muito isso. O testo de hoje traz exatamente esse tema, JESUS VEIO PARA SALVAR OS PECADORES! O apóstolo Paulo fala nesse capítulo de sua vida anterior a conversão e do modo como ele agia, tal era o pecado que o apóstolo recorda com vergonha e pesar. Como o apóstolo Paulo, muitos irmãos contam seus testemunhos de conversão não para se gloriar no passado pecador, mas para magnificar a graça de Deus que é muito maior que o pecado abundante de tempos atrás.

Mas a verdade alvissareira é que, a despeito da magnitude de nosso pecado humano, a graça de Deus é mais que suficiente, e todo aquele que se volta a Cristo obtém misericórdia.

CRISTO VEIO PARA SALVAR O MUNDO. Este é o propósito da vinda de Cristo a terra. O apóstolo deixa claro que esta declaração a cerca do lugar exclusivo de nosso Senhor na história de salvação é totalmente digna de confiança.

O interesse de Cristo é pela salvação dos pecadores. Vem - nos a lembrança a própria declaração de Jesus: "Eu vim … chamar … os pecadores ao arrependimento" Mateus 9:13. Junto com outra declaração proferida na véspera do seu sofrimento: "O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10).

1 Timóteo 2:1

1 Timóteo 2:1

Não aprendemos a orar falando de oração, mas orando.

A oração é um serviço pesado de guerra! Deus nos prometeu bençãos ilimitadas na sua palavra se orarmos!

Porque a nossa ação diária só tem conteúdo eterno na medida em que oramos - Win Malgo

Deus te abençoe! Vamos avançar ORANDO ! Deus é fiel!

1 Timóteo 2:1

1 Timóteo 2:1

Quando o apóstolo Paulo nos exorta em 1 Timóteo 2:1 a fazer "súplicas, orações, intercessões e ações de graças" em favor de todos os homens, creio que ele queria dizer que devemos orar por todas as pessoas em todo lugar. Interceder por alguém é orar por esse alguém é defender a sua causa perante o trono de Deus.

Jesus e o Espírito Santo são os nossos exemplos; eles intercedem por nós. Hebreus 7:25 fala de Cristo quando diz: "… vive sempre para interceder por eles". Em Romanos 8:27, Paulo ensina que: "… o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus".

A intercessão é uma das formas mais importantes pelas quais executamos o ministério de Jesus Cristo. Obedeça a instrução de 1 Timóteo 2:1 e ore pelos outros com frequência. Deus o guiará enquanto você intercede, e a benção será o fruto de suas orações.

1 Timóteo 2:2

1 Timóteo 2:2

ORAR PELOS REIS E GOVERNANTES - Temos que entender que a alusão é aos governantes civis do mundo antigo em todos os níveis de autoridade. Quando lembramos que, na ocasião em que Paulo escreveu, os governantes, em sua maioria, eram inimigos da fé cristã, e que em uma década o apóstolo perderia a vida sob as ordens deles, está exortação à oração torna-se exemplo esplêndido de magnanimidade cristã.
A primeira razão para tal oração é que os reis e todos que estão em posição de autoridade também são homens - homens por quem Cristo morreu - e que estão dentro do campo de ação do evangelho. Mas a segunda razão para tal oração é indicada vagamente pelas palavras: PARA TENHAMOS UMA VIDA QUIETA E SOSSEGADA, EM TODA PIEDADE E HONESTIDADE. Orar fervorosamente por quem estava em posição de autoridade colocava nas mãos de Deus o meio para afastar o mal e propósitos mal orientados dessas pessoas que tinham autoridade posicional para prejudicar a igreja de Cristo.

É realmente difícil sobreestimar o poder da oração conjunta da igreja. Não há cristão ensinado pela Bíblia que conteste a eficácia na oração crédula pertinente aos eventos públicos e seus supervisores. Mais coisas são realizadas por esse meio do que este mundo supõe. A súplica de intercessores fiéis pelo bem-estar público põe restrições invisíveis nos poderes das trevas e em suas ferramentas e dará reforço a governantes honestos proveniente do Governador entre as nações (Sl 22:28).

E a razão para estas orações está logo no vers seguinte (v 3-4). PORQUE ISTO É BOM E AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS, NOSSO SALVADOR, QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM E VENHAM AO CONHECIMENTO DA VERDADE. Esse é o desejo universal de Deus para o gênero humano.

1 Timóteo 2:5-6

1 Timóteo 2:5-6

Nunca conseguiremos exaurir a riqueza de significação que percorre estas palavras.
A forma de Cristo como um só mediador entre Deus e os homens não é declarada desta forma em nenhuma outra passagem dos escritos paulinos. Identificamos uma idéia paralela em 1 João 2:1, que associa Cristo como nosso ADVOGADO PARA COM O PAI. Aqui, na passagem sob estudo, este ministério exclusivo de nosso Senhor é anunciado sem rodeios e de forma clara.
Ser árbitro é ser juiz, alguém que aprecia ou julga algo, intermediário, alguém que faz intercessão a nosso favor; em uma palavra: MEDIADOR. Que alegria saber que na relação que nos é mais importante na vida - a relação entre Deus e nós - temos tão sublime Mediador!

O pecado tinha provocado uma discórdia entre nós e Deus; Jesus Cristo é um Mediador que tem como finalidade fazer paz, unir Deus e os homens, na forma de um árbitro, que põe a mão sobre nós ambos ( Jó 9:33).

Podemos perceber que a unidade de Deus é reivindicada e unida à unidade do Mediador; e a igreja de Roma também pode manter uma pluralidade de deuses bem como uma pluralidade de mediadores. Esse que é um mediador no sentido do Novo Testamento deu-se a si mesmo em preço de redenção. Então é vã a pretensão da igreja católica romana de que há somente um mediador de penitência, mas muitos de intercessão; porque, de acordo com Paulo, quando Cristo deu-se a si mesmo com preço de redenção, essa era uma parte necessária do ofício de Mediador; e, na verdade, isso coloca o fundamento para sua intercessão.

1 Timóteo 2:8

1 Timóteo 2:8

É importante que entendamos e aceitemos firmemente no coração a insistência do apóstolo em levantar mãos santas. Paulo não está enfatizando a adoção desta postura física tanto quanto a condição da mente e do coração simbolizada pelas MÃOS SANTAS. As mãos não são inerentemente santas ou profanas; mas são tradicionalmente os instrumentos de nosso espírito. Elas serão santas se forem usadas para cumprir propósitos Santos. A estipulação adicional SEM IRA NEM CONTENDA elucida a idéia. A intenção é : "excluir pensamentos irados e briguentos". A versão de Mateus da oração do Senhor, está registrada esta palavra adicional de Jesus: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14,15). Poderíamos citar muitas outras passagens nos Evangelhos que tem intenção semelhante. O rancor e o receio concernente aos outros, são incompatíveis com a oração congregacional a nosso Pai comum. A atmosfera de controvérsia não é apropriada à devoção. O próprio Cristo nos mandou reconciliar com nosso irmão antes de pensarmos em oferecer nossa oferta no altar. Em espírito similar, Paulo orienta que os que forem dirigir o culto público no santuário que o façam isentos de sentimentos raivosos ou desconfiança mútua.

1 Timóteo 2:11

1 Timóteo 2:11

A MULHER DEVE APRENDER EM SILÊNCIO - Paulo faz observação semelhante em 1 Coríntios 14:34-35: "As mulheres estejam caladas na igreja … E se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos.
Acredita-se que esta restrição rigorosa foi ocasionada pelo fato de que muitos na igreja coríntia eram recém-convertidos do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em Cristo levara a certas extravagâncias que eram impróprias e irreverentes. Não podemos aceitar a idéia de que mesmo em Corinto as estipulações citadas se aplicariam em todas as circunstâncias. Em outro texto, Paulo fala para os mesmos crentes Coríntios: "Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça" (1 Co 11:5). Esta passagem é no mínimo, reconhecimento de que as mulheres de Corinto oravam em público e, em alguns casos, exerciam o dom de profecia; e que essa prática não tinha a desaprovação do apóstolo.
As mulheres têm os seus próprios papéis de diáconos, escola dominical e outros deveres (1 Tm 5) dentro da igreja. Devemos levar a sério as palavras de Paulo. 1 Cor. 14:37 "que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor."

1 Timóteo 2:12

1 Timóteo 2:12

Ensinar é um dom (1 Co 12:28; Ef 4:11; Rm 12:7) que o Espírito de Deus concede a mulheres e homens.

Priscila, junto com seu esposo Áquila, instruiu um irmão cristão, Apólo, em questões de teologia (At 18:26). O apóstolo Paulo reconheceu a função de Priscila e, obviamente, amava, e respeitava tanto a ela quanto a outras colaboradoras (Rm 16:3,6; Fp 4:3). Paulo encorajou mulheres idosas a também ensinarem mulheres jovens, mulheres para mulheres (Tt 2:3-5) e admoestou Timóteo a respeitar Lóide e Eunice, mãe e avó dele, por instruírem-no (filho e neto) na fé (2 Tm 1:3-5).

Ainda que Paulo fosse um grande advogado, quanto às mulheres exercitarem dons espirituais, ele ensinava que dons precisavam ser exercitados para que honrassem a Palavra de Deus (1 Tm 2:12). As mulheres no novo testamento eram encorajadas a exercitar funções de ensino, mas desempenhavam-nas dentro dos padrões ordenados por Deus da proporção homem/mulher.

1 Timóteo 4:1

1 Timóteo 4:1

Em 1 Timóteo 4:1,2 o apóstolo passa a tratar dos falsos ensinos que vinham infestando a igreja em Éfeso, cuja dificuldade ele alude no capítulo 1. O erro sempre se opõe a verdade do Evangelho, conflito ao qual Deus prepara sua igreja: MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ QUE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS, APOSTATARÃO ALGUNS DA FÉ. Paulo está se referindo ao Espírito Santo, que é o Espírito da profecia. As vezes o apóstolo era movido pelo Espírito para profetizar. Este desdobramento, tão claramente previsto poucos anos antes, está próximo; na verdade, já começou. Como é comum ocorrer em declarações proféticas, o que é predito acerca do futuro concebe-se que já está em operação no presente, assim as palavras tem significação contemporânea específica.

Então, não só apenas no futuro, mas hoje mesmo ALGUNS já se desviaram da fé, seduzidos pelos estratagemas de Satanás e seus aliados. Paulo denomina essas forças sobrenaturais de principados, potestades, príncipe das trevas desse século, hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6:12).

A palavra traduzida por ESPÍRITOS ENGANADORES significa, de fato, "curandeiros" ou "vagabundos errantes", indicando o poder de iludir e enganar. Esses espíritos malignos empregam suas vítimas sucessivamente como agentes dos seus propósitos abomináveis. Prosseguindo na descrição desses agentes do erro, diz o apóstolo: PELA HIPOCRISIA DE HOMENS QUE FALAM MENTIRAS, TENTO CAUTERIZADO A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. O termo HIPOCRISIA fala do esforço consciente e deliberado em enganar, o conhecimento moral de que os ensinos que eles propagam são mentiras. Esses indivíduos estão tão cegos pela incredulidade e são tão endurecidos de coração que a consciência não é mais capaz de exercer suas funções designadas.

É triste e doloroso ver um cristão se desviar da fé em Cristo. Mas foi advertido que isso vai acontecer. Nós só podemos orar para que pessoas não caiam no engano e se tornem endurecidas. Proteja-se contra doutrinas enganadoras através do estudo diligente da Palavra de Deus.

1 Timóteo 4:12

1 Timóteo 4:12
  • Você se lembra quando fez 16 anos? E de quando fez 21? Em muitas culturas, atingir determinada idade tem um significado especial, e esses momentos em geral trazem maiores privilégios e responsabilidades. Na vida cristã, porém, a sua idade não é tão importante quanto a sua conduta. Não importa o quanto seja jovem, você foi chamado para viver uma vida que seja um exemplo - no falar, no comportamento, na fé e na pureza - para outros crentes.

1 Timóteo 4:12

1 Timóteo 4:12

Você lembra quando fez 16 anos?
E de quando fez 21?
Em muitas culturas, atingir determinada idade tem um significado especial, e esses momentos em geral trazem maiores privilégios e responsabilidades. Na vida cristã, porém, a sua idade não é tão importante quanto a sua conduta. Não importa o quanto seja jovem, você foi chamado para viver uma vida que seja um exemplo
- no falar, no comportamento, na fé, no amor e na pureza -
para outros crentes.

1 Timóteo 4:14

1 Timóteo 4:14

Nesta passagem, o apóstolo reconhece que o poder, que chamaríamos preparação carismática para o ministério, é decididamente o mais importante. Ele firma que Timóteo recebeu este dom por profecia, observação repetitiva de Paulo (1:18). O chamado de Deus para servir na obra do ministério é consideração anterior e principal. É o Espírito Santo que tem que instigar a escolha do homem para esta vocação santa. E com o seu chamado temos razão para crer que haverá as qualificações acompanhantes da graça, dons e utilidade. Pode haver casos excepcionais em que uma ou outra destas qualidades não esteja em evidência, mas Deus as vê em estado latente; contudo, a regra é conforme está declarada acima. Isto significa mais que "ter facilidade em falar", ou "ser muito extrovertido”, ou “ dar-se bem com as pessoas", ou "ser líder nato". Algumas destas qualidades podem complementar o equipamento espiritual essencial, mas nenhuma o substitui.

Além disso seria erro presumir que a ordenação da igreja fornece esta qualidade mística quando em falta. A significação da ordenação da igreja e sua relação com a ação anterior do Espírito estão claramente expostas em Atos 13:2-3. Falando da igreja em Antioquia na Síria, Lucas relata: "Disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram". O mero "contato manual", como disse alguém, a imposição das mãos do presbitério não tem significado sem essa obra antecedente do Espírito Santo. A linguagem de Paulo dá a entender perfeitamente que, referindo-se a ordenação de Timóteo, a ação do presbitério (os pastores) era reconhecimento e confirmação da ação anterior do Espírito.

1 Timóteo 5:22

1 Timóteo 5:22

É quase certo que esta deliberação do apóstolo se refere à imposição de mãos da ordenação ao ministério cristão. Há excelentes razões para o candidato ser provado ao longo de um período de anos até que sua aptidão ao cargo de pastor se torne devidamente perceptível. Mesmo quando a igreja toma as mais rigorosas precauções, há na maioria das vezes erros administrativos neste ponto. A demora nesses assuntos pode ser cansativa e frustrante para o candidato, mas é importante. O ministro que trai a confiança e cai em pecado traz repreensão sobre si e sobre a igreja, cuja confiança ele traiu. Paulo chega a ponto de dizer que, de certo modo, os que impuseram as mãos no homem que se comprovou indigno do cargo, tornam-se participantes dos pecados de outras pessoas. Lógico que isso não acarreta culpabilidade, mas pode causar-lhe sofrimento e aflição. Paulo deixa a determinação muito clara com a ordem concisa: CONSERVA-TE A TI MESMO PURO (v22). A respeito disso, "o ministro tem que ter muito cuidado para não transigir com a justiça ao aprovar homens que não são dignos de confiança".

LEMBRE-SE DE QUE OS PECADOS DE ALGUNS SÃO EVIDENTES, E SEU JULGAMENTO INEVITÁVEL. HÁ OUTROS, PORÉM, CUJOS PECADOS SÓ SÃO REVELADOS MAIS TARDE. (v24)- O significado é que os pecados de alguns homens são tão públicos e óbvios que ninguém sonharia em promovê-los a cargo de pastor na igreja. Ao passo que, com outros homens, os pecados são tão secretos e sutis, que só quando os conhecemos de perto e pessoalmente é que descobrimos as desqualificações ocultas ao cargo. Em todo caso, Timóteo é aconselhado a agir com muita cautela quando se trata de aprovar homens para lugares de liderança na igreja.

Os pecados e as virtudes ocultas acabarão aparecendo visivelmente. Por isso é necessário prudência e cautela antes de indicar pessoas a liderança na igreja.perfeitamente que, referindo-se a ordenação de Timóteo, a ação do presbitério (os pastores) era reconhecimento e confirmação da ação anterior do Espírito.

Veja também o Estudos Bíblicos 1 Timóteo 4:14.

1 Timóteo 6:6-7

1 Timóteo 6:6-7

OS PERIGOS DA GANÂNCIA - A fé cristã é altamente rentável para quem a aceita com humildade e por inteiro e descobre para si a satisfação infinita que é viver para Cristo. Servir a Deus e aceitar alegremente tudo que ele enviar é a vida mais feliz que podemos imaginar. O CONTENTAMENTO não vem quando todos os nossos desejos são satisfeitos, mas quando restringimos nossos desejos as coisas essenciais. Não há verdade que fale mais diretamente com a condição de nossa geração empanturrada do que esta. O próprio apóstolo Paulo disse: "já aprendi a contentar-me com o que tenho" (Fp 4:11).

NADA TROUXEMOS E NADA LEVAREMOS - A nudez final da morte mostra e sublima a nudez inicial do nascimento. Entre estes dois pontos da história, podemos juntar muito ou pouco, mas na hora final teremos de deixar tudo. Podemos levar para a eternidade somente os valores inerentes ao nosso espírito, e só estes constarão na coluna crédito do livro-razão no dia de nossa prestação de contas final.

TENDO, PORÉM, SUSTENTO E COM QUE NOS COBRIRMOS, ESTEJAMOS COM ISSO CONTENTES (v.8). A conclusão óbvia é que tudo que for mais que estes, que, no sentido do apóstolo, são riquezas; tudo que estiver acima das coisas necessárias mínimas, ou no máximo das conveniências, para a subsistência da vida. Quem tem comida para comer e roupa para vestir, com um lugar onde pôr a cabeça e com algo por cima (teto) é rico.

Temos que vigiar para não tornar o ganho financeiro a preocupação suprema da vida. Nunca devemos perder a perspectiva do Senhor contra a "sedução das riquezas" (Mt 13:22).

1 Timóteo 6:10

1 Timóteo 6:10

Um pouco antes, no verso 9, o apóstolo aprofunda sua exortação: MAS AQUELES QUE DESEJAM ENRIQUECER CAEM EM TENTAÇÕES E ARMADILHAS E EM MUITOS DESEJOS TOLOS E NOCIVOS, QUE LEVAM A RUÍNA E DESTRUIÇÃO.
É verdade que nada ataca o homem com maior impetuosidade que o desejo de ganho financeiro, assim que der lugar em sua alma para este demônio de ganância. Os homens são ludibriados para pontos cada vez mais distantes dos princípios de honestidade e honra pelo prospecto de lucros fáceis. Quantos na vida pública se acham impotentes em resistir à tentação de obter vantagens ilícitas em fragorosamente violação de escrúpulos outrora honrados! Paulo não exagerou os perigos que aguardam os que trilham este caminho, quando disse que os tais afundarão num pântano de iniquidade, acabando em ruína total.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; E alguns , por tanto desejarem dinheiro, desviaram-se da fé e afligiram a si mesmos com muitos sofrimentos (v 10). É claro que nem toda espécie de males tem sua origem no amor ao dinheiro. Não obstante, temos razão em afirmar que o amor ao dinheiro é uma das fontes mais prolíficas do mal. Paulo não foi o primeiro a sentenciar o amor ao dinheiro; este conceito ressoava em grande parte da literatura ética judaica e gentia do século I.
Mas a exortação do apóstolo elucida a ameaça especial a fé cristã. Sua análise relembra a advertência de Jesus: "Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Lc 16:13).

1 Timóteo 6:11

1 Timóteo 6:11

ESTA é uma lista notável de virtudes que Paulo quer infundir. FUGIR DE COISAS MÁS - O significado não é apenas fugir da sedução das riquezas, mas de todas as atitudes más que foram expressas ao longo da carta , desde o capítulo 4. Há uma antítese interessante na ordem de fugir DESTAS COISAS e, de outro lado, seguir as virtudes particularmente designadas.

A lista de virtudes de Paulo começa com JUSTIÇA, a mais inclusiva das virtudes; significa dar a Deus e aos homens o que lhes é devido.
As três virtudes seguintes formam um grupo dirigido a Deus. PIEDADE ou devoção que é a consciência reverente que tudo na vida é vivido na presença e sob os olhos de Deus. FÉ é a fidelidade que nos mantém firmes, mostrando lealdade a Deus em todas as situações. AMOR (Ágape) é a expressão de gratidão e louvor de nossa alma pela maravilha da graça redentora. Por fim, Paulo infunde PACIÊNCIA E MANSIDÃO, que podem ser traduzidas por “firmeza”. Essas são as características da vida cristã conforme é vivida em contato e companheirismo com as pessoas. O contraste entre estas virtudes e os males que Paulo denúncia não podia ser mais impressionante.

1 Timoteo 6:12

1 Timoteo 6:12

O BOM COMBATE!

Nem sempre é fácil viver em fé, a Bíblia diz que é um combate.

Tiago 4:7 diz: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vós.
Quando você resiste a dúvida, você resiste ao diabo.

A FÉ NO FUNDO DO CORAÇÃO
A fé funcionará no seu coração mesmo com dúvidas na sua cabeça.
Mc 11:23 diz ” ... e não duvidar no seu coração...” MEDO
Se você acolher o medo (de qualquer coisa) então o diabo colocará mesmo aquilo que você teme. Jó disse: aquilo que temo me sobreveio, e o que receio aconteceu (Jó 3:25).

1 Timóteo 6:12

1 Timóteo 6:12

Este verso nos traz a imagem mental de um treinador instilando coragem e espírito de luta em seu time pouco antes do início de um jogo decisivo. Algumas traduções usam a palavra "milita" a boa milícia. A figura de linguagem que o apóstolo usa é derivada mais das competições esportivas do Século I do que da vida militar. Devemos entender que o verbo MILITA é a luta agonizante requerida caso a pessoa quisesse vencer uma partida de luta romana. Paulo se servia de analogias visuais, tanto da vida do soldado quanto da do atleta. Todo cristão é chamado a batalhar a luta pessoal contra o mal em todas as suas formas. É de propósito que o imperativo está no presente, indicando que a luta é um processo contínuo.

APEGUE-SE FIRMEMENTE- Sugere que Timóteo pode tomar posse da vida eterna (aqui concebida como o prêmio para o evento esportivo) imediatamente e em um único ato. Assim, o atleta cristão desfruta do prêmio ao mesmo tempo em que ainda se engaja na competição.

Então, como você tem batalhado a sua fé cristã? Hoje, as distrações são tantas … internet é uma coisa boa se for bem usada de modo equilibrado … mas infelizmente muitos não sabem , sabemos de homens casados que perdem muito tempo e dinheiro com jogos on-line , pessoas que não sabem onde estão alguns livros ou versículos bíblicos, mas sabem contar todas as temporadas de uma série. É preciso esforço da nossa parte, militar, lutar, perseverar … estudar a Bíblia, ter tempo de qualidade entre você e Deus através da oração. Ir na igreja é uma parte de todo esse processo. É preciso de comportamento e atitudes cristãs no seu trabalho, na escola, na família, no trânsito. No amor ao próximo … a luta é grande.

1 Timóteo 6:15-16

1 Timóteo 6:15-16

A primeira frase do verso 15 refere-se obviamente à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo do verso 14. "Essa aparição Deus mostrará no devido tempo, que só Deus, na bem-aventurança eterna, domina". Nosso Senhor declarou que estes grandiosos acontecimentos que se darão na consumação final são intercalados pelo próprio poder do Pai (At 1:7). E é onde tem de ficar.

REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES- Esta frase pode ser um ataque sútil ao ato de cultuar o imperador, prática que fazia parte do paganismo crescente que a igreja foi forçada a resistir.

AQUELE QUE TEM, ELE SÓ, A IMORTALIDADE- esta parte, apresenta a singularidade da imortalidade divina no ponto em que só Deus a possui inerentemente, sendo ele mesmo a fonte de toda vida. Esta é afirmação clara de sua transcendência e invisibilidade eterna - "aquele que vive em luz inatingível". Quando nos colocamos na presença de Deus, que palavras proferir? Paulo conclui este louvor a Deus com a atribuição de honra e poder, em lugar do mais habitual "honra e glória".

1 Timóteo 6:17

1 Timóteo 6:17

No verso 10, Paulo estava falando das riquezas mundanas e seus perigos potenciais. Ele falava para pessoas que almejam riquezas. Aqui ele se dirige aos que já são ricos. Esta é revelação interessante sobre a situação econômica de pelo menos alguns membros da igreja em Éfeso. Nem todos os cristãos primitivos eram escravos e artesãos humildes. Havia homens de posse e boa situação financeira entre eles - e há perigo de aumento das riquezas. A sobriedade, empenho e prudência que o evangelho introduz na vida do crente têm de conduzir inevitavelmente ao aumento da prosperidade; e a prosperidade pode arruinar a fé cristã que é a base dessas novas disciplinas. Assim, as riquezas tornam-se inimigas da alma. E, como Paulo vê claramente, o principal perigo é que os homens fiquem arrogantes e orgulhosos. Há algo relacionado às riquezas que promove um falso senso de segurança; é difícil ter muitas riquezas sem deixar de confiar nelas em certa medida. Paulo mostra discernimento ao se referir as riquezas, chamando-as de INCERTEZA DAS RIQUEZAS ou instabilidade das riquezas.

Outra razão para evitarmos o orgulho relacionado as riquezas é que Deus … provê ricamente tudo de que necessitamos para nossa satisfação. Tudo é de Deus, tanto as riquezas quanto a capacidade de adquiri-las. Na realidade, tudo que o homem desfruta das satisfações da vida, sejam quais forem as formas em que se apresentem, vem da generosidade de Deus.

A VERDADEIRA MORDOMIA DAS RIQUEZAS - v.18 diz: Diga-lhes que usem seu dinheiro para fazer o bem. Devem ser ricos em boas obras …Esta é a orientação sobre o uso adequado das riquezas. Lembramos o conselho triplo de João Wesley: "Ganhem tudo que puderem, economizem tudo que puderem e dêem tudo que puderem". O dinheiro nunca compra a salvação; mas o uso adequado e cristão do dinheiro contribui para a formação do caráter cristão e nos capacita a agarrar a vida eterna com mais firmeza. O verso 19 diz claramente: "A segurança deles deve ser investida na vida vindoura, a fim de se certificarem de que terão parte na vida que é real e permanente".

1 Timóteo 6:20

1 Timóteo 6:20

Timóteo é exortado a "fingir-se de surdo às conversas vazias e mundanas e as idéias contraditórias do assim chamado 'conhecimento'". Em nossos dias, o termo ciência assumiu significado altamente especializado que torna seu uso no contexto exortativo de Paulo altamente enganoso. O apóstolo se refere aos falsos ensinos que ele denuncia ao longo da carta. Concernente a estas "contradições" do que é falsamente chamado conhecimento.

Quanto a nós, cristãos da atualidade, também enfrentamos muitos ensinamentos falsos é interpretações errôneas que se levantam cada dia em nosso meio. E de outros grupos religiosos mundo a fora. Mas a dica é: GUARDE AQUILO QUE DEUS LHE CONFIOU. Se você tem a Bíblia e estuda a cada dia, não se desvie do que está escrito alí. Gálatas 1:8-9 "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. SE ALGUÉM VOS ANUNCIAR OUTRO EVANGELHO ALÉM DO QUE JÁ RECEBESTES, SEJA ANÁTEMA!

Alguns se desviaram da fé por seguirem essas tolices (verso 21) . Pois é, irmãos, precisamos ficar vigilantes. Eu conheço cristãos que tentaram debater com pessoas de outras religiões sem ter um conhecimento bíblico fundamentado e terminaram se desviando. Portanto, guarde aquilo que Deus lhe confiou. Fique com o que você aprendeu e não queira se estribar no seu próprio conhecimento.