Colossenses Estudos Bíblicos dos Versículos

Colossenses 1:1

Colossenses 1:1

A carta de Colossenses. Vamos ao resumo do que se trata essa carta.
MOTIVO - Ao escrever essa carta aos Colossenses, Paulo entra em grande combate (2:1) com um dos oponentes mais tremendos de sua carreira. Este inimigo da igreja é uma combinação esquisita de práticas religiosas judaicas e orientais com cristianismo. Escritores que viveram em períodos posteriores ao do apóstolo denominaram essa combinação de GNOSTICISMO.
Essa sútil heresia, revelada no capítulo 2 da carta, não é necessariamente tentativa de eliminar o Cristo da religião, mas de mostrar que ele é inadequado como Salvador dos homens. Cristo é, segundo esta posição, um ser criado, maior que os homens, claro, mas menor que Deus, um dos muitos mediadores entre Deus e o homem.Cristo é despojado de sua deidade essencial e privado de sua obra propiciatória no Calvário.

AUTOR O consenso da erudição cristã assevera que Paulo é o autor.

PROPÓSITO O propósito de Paulo é recusar confinar a pessoa de Cristo nos limites do judaísmo messiânico, ou, por outro lado, negar espaço aos sistemas extravagantes da teosofia gnostica, na qual o Jesus histórico fazia papel meramente subsidiário.

Paulo mostra a singularidade da fé cristã e seu inevitável conflito com todos os outros sistemas religiosos e filosofias humanas. A singularidade prende-se a pessoa de Cristo, pois o fruto da fé nele é a justiça ética (Cl 3:9). Paulo isolará todos os embusteiros de Cristo e de sua posição, e eliminará a prática de formular doutrinas de acordo com a sabedoria humana em vez de articulá-las segundo a revelação divina. Ele refutará todos os que desejam acrescentar outra exigência à salvação, senão Cristo. Ele cumprirá seu objetivo, declarando que a plenitude divina habita em Jesus Cristo, que ele é o mistério que foi revelado, que todos os tesouros da sabedoria e da ciência estão nele e são por ele, e que a perfeição se da somente em união com Ele.

Colossenses 1:13-14

Colossenses 1:13-14

NOS RESGATOU - Libertou, livrou, nos tirou. Foi um ato decisivo e completo. Trata-se de uma libertação vigente do pecado e de pecar, algo que já foi feito.

DA POTESTADE - Domínio das trevas. Isso lembra a experiência de conversão de Paulo e sua subsequente comissão. Ele foi libertado do domínio de satanás para a devoção a Cristo, da escravidão para a liberdade, da servidão para a filiação, das trevas para a luz. Cristo nunca tiraniza; Satanás sempre exerce domínio tirânico. As paixões do pecado sempre dominam tiranicamente o homem. Os frutos do espírito nunca mantém o homem sobre dominação que tiraniza; o crente os controla.

E NOS TRANSPORTOU - A transferência é uma experiência em vigor. É Deus que causa esta mudança de posição. Há um trabalho de recolocação em massa de populações inteiras, do domínio tirânico de Satanás para o reino amoroso de Jesus Cristo.

FILHO DO SEU AMOR - é tradução literal. O Pai deu o Reino para o Seu Filho, e mediante um ato poderoso fez arranjos para povoá-lo com um povo redimido que tomará parte na herança. Tal herança requer gratidão de nossa parte.

Colossenses 1:15

Colossenses 1:15

Ao escrever a epístola aos Colossenses, Paulo desafia o que escritores mais tarde denominaram de gnosticismo. Esta falsa filosofia era inimigo mortal de Cristo e da igreja. Aqui, Paulo apresenta os fundamentos para o combate, fixa o tom e constrói suas contestações para tirar a limpo tais controvérsias. Para isso, ele convoca a mais alta Autoridade, o próprio Deus, para testemunhar contra esta seríssima ameaça a Cristo. Em seguida, Paulo declara a certeza de que a experiência inicial dos crentes Colossenses concentrava-se somente em Cristo.

O problema da comunidade de Colossos é pertinente em nossos dias. O mundo está se abrindo a passos largos para aceitar a suposta noção gnostica de Cristo, a qual sustenta que ele se adapta a todas as religiões e sistemas. Diante de tantos cultos, a questão continua perene: QUE PENSAIS VÓS DE CRISTO? De quem é filho? (Mt 22:42). Uma vez mais, cada indivíduo tem que identificar Jesus Cristo por conta própria nos termos bíblicos e segundo suas considerações. E a Epístola aos Colossenses é esplendidamente adequada para tornar essa identificação possível.

Colossenses 1:19-20

Colossenses 1:19-20

A deidade agradou-se em residir em Jesus Cristo. Deus reconcilia todas as coisas pela abnegação de Cristo. A paz foi alcançada pelo sangue de Cristo na Cruz. Embora a eficácia do sangue seja ridicularizada é negada pelos zombadores, aqui é exaltada.

Temos nos versos 19:20 O PLANO DA SALVAÇÃO:
1- Quem é que salva (Deus)
2- O que ele faz para salvar, (v20) Envia Jesus
3- Como ele faz isso (Jesus morre derramando seu sangue) 4- Por quê? Porque foi do agrado de Deus Pai (Jo 8:9)

Colossenses 1:23

Colossenses 1:23

Permanecer firmes é igual a ser fiel ou persistente. É Deus que qualifica para sua herança junto dos santificados, mas o crente tem que continuar crendo. O livre-arbítrio não é destruído no momento em que a pessoa aceita Jesus.

Dada a realidade da experiência em Cristo, os crentes Colossenses são avisados sobre os perigos ao longo do caminho rumo a Cidade Celestial. Eles ainda podem ser enganados e ser alienados. Paulo pede que se lembrem de como foram reconciliados e por qual propósito, a fim de estarem de sobreaviso e preparados.

A mensagem de Paulo é apostolicamente certificada. Na expressão DO QUAL EU, PAULO, o nome do apóstolo serve para dar ênfase. Devemos recordar a experiência de Paulo na estrada de Damasco e seu comissionamento para entendermos a garantia de FUI DESIGNADO SERVO. A proclamação de Paulo é tripla: ele é ministro de Cristo, do Evangelho e da igreja.

Colossenses 1:27

Colossenses 1:27

O mistério que Paulo tem de fazer conhecido não é apenas um ritual vazio como era compartilhado pelos falsos mestres com uns poucos iniciados. Trata-se de uma presença que habita no crente a qual deve ser compartilhada com o mundo todo. As riquezas da glória do ministério revelado e não apenas Cristo encarnado em Jesus de Nazaré, mas Cristo em qualquer homem, fazendo-o novo (2 Co 5:17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram ; eis que surgiram coisas novas!)

A frase CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA fala de três bençãos: a presença divina e habitadora nesta vida, o destino planejado para os Santos e o meio para atingir essa meta santa. O Cristo que habita no crente é a caução da glória futura. A eternidade é aqui - o passado, o presente e o futuro. Esta glória é experimentada aqui, mas concretizada plenamente apenas no céu (Rm 3:23; 8:18).

O texto de Romanos 3:23 mostra que a glória de Deus é pureza moral. O homem, ao pecar, carece dessa glória. A obra do Cristo que habita no crente é a restauração dessa glória. A expressão A VIDA MAIS PROFUNDA DE SANTIFICAÇÃO É SIMPLESMENTE CRISTO DENTRO DO CRENTE.

Colossenses 2:8

Colossenses 2:8

NÃO PERMITAM que outros os escravizem ou os sequestrem, prive, ou roube. É uma exortação sobre a possibilidade de apostasia. O texto mostra que o crente é pessoalmente responsável, é participante do seu próprio engano.

FILOSOFIAS VAZIAS, quando é sabedoria humana que se opõe à revelação, nos afastam de Cristo. E INVENÇÕES ENGANOSAS que é o mesmo que “especulações ilusórias “ e argumentos sem valor. O apóstolo não é contra a sabedoria e o conhecimento em si, mas contra a arrogância humana enquanto fonte dessas coisas. É extremamente comum que as pessoas queiram um Cristo de acordo com o sistema de pensamento, e não um sistema de pensamento de acordo com o Cristo santificado.

Paulo mostra duas armadilhas:

  1. A TRADIÇÃO DOS HOMENS, ou a mera sabedoria humana, que sempre é inferior à revelação divina e os RUDIMENTOS DO MUNDO, os poderes demoníacos ou espíritos elementares
  2. Seres contrários a Cristo e fortes o suficiente para manter a pessoa em sujeição. Poderes influentes, mas não supremos.

A verdadeira adoração se contrapõe às tradições humanas que culminam em cerimonialismo, rituais, formas, sinais e dias especiais. Semelhante adoração atribui valor somente a Deus. O cristianismo que prima excessivamente por formas e cerimônias é um retrocesso e queda fenomenais. É o substituto humano de uma religião santa e mortífera ao pecado. Pelo fato de tal prática religiosa estar de acordo com os homens, e não segundo Cristo.

Colossenses 2:9-10

Colossenses 2:9-10

CRISTO É DEUS - Temos aqui uma reiteração da doutrina da encarnação. Em Cristo, habita ou está presente todos os elementos da deidade. TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE não significa apenas as características da deidade, mas a própria natureza. TODA não admite falta. CORPORALMENTE significa em carne humana, realmente; não tipicamente ou figurativamente, mas substancialmente ou pessoalmente, pela mais rigorosa união, como a alma mora no corpo; de forma que Deus e homem são um Cristo. Só nos resta admirar e cantar a maravilha de todas essas coisas! Que infalibilidade arrogante é declarar Cristo falível!
O docentismo dizia que Cristo só parecia homem.
O gnosticismo enfatizava que a deidade se distribuia a muitos seres, entre os quais Cristo era um. Mas Paulo está dizendo que Jesus Cristo é Deus em carne. No Filho estão os atributos da deidade. A deidade realmente mora inteiramente em Cristo. O verdadeiro conhecimento (gnosis) é Cristo; não há revelação mais completa nem mais inclusiva de Deus que Cristo. Para Paulo, Cristo não é apenas um integrante de uma ordem de seres superiores aos homens, mas inferiores a Deus, como diziam os mestres do gnosticismo. Jesus Cristo é Deus que se manifestou em carne (1 Tm 3:16).

Colossenses 2:11-12

Colossenses 2:11-12

Duas metáforas ilustram a salvação pela expiação: A CIRCUNCISÃO E O BATISMO. No qual tem Cristo por seu antecedente e significa união com ele. Aqui, circuncidados se refere a um ato espiritual rememorativo ao rito físico da fé judaica. Esta é uma purificação interior, que para Paulo era a verdadeira circuncisão. A ilustração da a entender que é um ato conclusivo e não um processo longo.

Sepultados com Ele no batismo- é outra ilustração do que significa ser liberto da velha vida de pecado e entrar na nova vida de salvação. É símbolo da morte e ressurreição. No batismo morremos simbolicamente para a velha vida, fomos enterrados e ressuscitados com Cristo para a nova vida. POR MEIO DO GRANDE PODER DE DEUS. A fé do homem é inspirada pelo poder que havia para ressuscitar Cristo dos mortos. Os poderes de Satanás revelaram-se insuficientes para manter Cristo cativo, e o mesmo acontece com relação a nós. Você não precisa recorrer a outros personagens ditos como santificados para interceder por você, isso é um falso ensinamento que coloca Cristo como se ele não fosse capaz e precisasse de um reforço ou uma ajudinha de outros santos. CRISTO É SUFICIENTE! Basta apenas você orar a Deus em nome de Jesus! Nada mais.

Colossenses 2:13-15

Colossenses 2:13-15

MORTOS NOS PECADOS - Descreve a condição natural do homem em relação a Deus - moralmente morto, mas fisicamente vivo.
INCIRCUNCISÃO DA VOSSA CARNE é outra maneira de descrever a condição depravada do homem.
DEUS NOS DEU VIDA COM CRISTO- mostra que a união com Cristo é o meio da nova vida. Se a “cabeça “ está viva, o "corpo" também está. ESTAR UNIDO COM CRISTO É VIDA.
TODOS OS NOSSOS PECADOS- mostra que o perdão é total. Cristo é Salvador suficiente.
REGISTRO DE ACUSAÇÕES- escrito de dívida, título de dívida ou acusações confirmadas é um contrato assinado, um reconhecimento de dívida feito com Deus e assinado pela humanidade. Todos os homens admitem o fato do pecado, e concordam com a justiça da pena de morte por causa disso.
HAVENDO RISCADO OU REMOVIDO- significa que a acusação foi "lambuzada" como se dá quando se aplica cera. Se morremos com Cristo fomos libertos da obrigação de pagar a dívida. Cristo é a propiciação por nossa dívida (Rm 3:24;25). PREGANDO-O NA CRUZ- significando um trabalho acabado.
GOVERNOS E AUTORIDADES ESPIRITUAIS- Na morte, Jesus se submeteu a eles para então triunfar sobre eles. Ele confronta estas forças demoníacas e mostra que estão em oposição total a ele. Ao se submeter a cruz, ele OS EXPÔS PUBLICAMENTE. Ele revela em público a verdadeira natureza desses seres.
E NOSSO SENHOR DELES TRIUNFOU- conduzindo-os como um general vitorioso conduz seus prisioneiros em procissão de vitória. A cruz é o campo de batalha cósmico, onde Cristo derrotou sozinho todos os poderes do inferno (Ef 2:15,16), desmascarando-os, mostrando o que realmente são - inimigos de Deus e de todo bem.

Cristo é pessoalmente responsável por nossa redenção. Ele conquistou todas as forças adversárias no Calvário e na sepultura. Foi esta batalha cósmica decisiva entre Deus e todas as forças satânicas.

Colossenses 3:1

Colossenses 3:1

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

Se nós queremos ter vida abundante, devemos manter a nossa mente foçada em coisas boas.

Muitos crentes querem uma vida de qualidade, mas eles se sentam passivamente, apenas desejando que algo bom aconteça. Não rara vezes, tem ciúmes dos que andam vitoriosamente e abrigam ressentimentos por suas próprias vidas serem tão difíceis.

Se você deseja ter vitória sobre os seus problemas, se realmente quer viver a vida de ressurreição que Jesus oferece, você precisa ter determinação e não apenas desejo! É preciso estar decidido a ter vitória e recusar-se a se contentar com nada menos que o melhor de Deus. Você deve ser ativo e não passivo. A ação certa começa com o pensamento certo. Não tenha uma mente inerte. Comece hoje a escolher os pensamentos certos. Coloque sua mente nas coisas que são do alto e mantenha lá!

Colossenses 3:5-6

Colossenses 3:5-6

FAÇAM MORRER - Fala de matar e não se refere ao mau uso do corpo por mérito. O que tem de cessar é o mau uso dos membros do corpo para a satisfação do ego. O ato é crucial e terminante.
Fazer morrer é uma mudança da vontade, tirando-a do ego e colocando em Deus. É você quem deve realizar, é uma ação da própria pessoa. Mostra que o crente tem parte vital em fazer morrer as práticas más. A parte do crente complementa a obra de Deus.

GANÂNCIA QUE É IDOLATRIA - Não é só a ganância que deve ser considerada como idolatria, mas todos os outros pecados alistados também são da essência da falsa adoração. Qualquer coisa que esteja no lugar de Deus é idolatria.

Nos verso 6 diz: É por causa desses pecados que vem a ira de Deus. O termo "ira" não significa mal vingativo, mas julgamento justo. Deus é terrivelmente justo. A ira é inevitável se Deus é santo. Deus é ativamente contrário aos mal feitores.

Verso 7 diz: Vocês costumavam praticá-lo em outro tempo, quando sua vida fazia parte deste mundo. A lembrança da antiga vida e dos amigos na degradação moral é outro incentivo para fazer morrer os desejos carnais.

Colossenses 3:8

Colossenses 3:8

Devemos mortificar os apetites desordenados porque essas coisas são contrárias ao desígnio do evangelho, bem como impurezas mais graves. A religião do evangelho introduz uma mudança tanto nos poderes da alma mais elevados quanto mais baixos, e apoia o domínio da razão e da consciência certa sobre o apetite e paixão. A raiva e a ira são más, mas a malícia é pior, ela é uma raiva intensificada e acomodada. E, como os princípios corrompidos no coração devem ser cortados, o mesmo deve ocorrer com o resultado deles na língua.

Maledicência É falar mal de Deus e falar mal das pessoas, dando relatos maldosos acerca delas e injuriando o bom nome delas por meio de algum artifício perverso;

Palavras Torpes ou linguagem obscena isto é, todo discurso lascivo e devasso, que vem de uma mente corrompida naquele que fala e propaga profanação nos ouvintes.

Pense em sua vida antes de se tornar um cristão. Qual diferença entre aquela época e agora? Peça a Deus para continuar a ajudá-lo a se despir do "velho homem" e a se revestir do "novo homem". Esteja determinado a buscar a retidão em todas as áreas do seu viver.

Colossenses 3:9

Colossenses 3:9

NÃO MINTAM é, literalmente, NÃO MINTAM A VÓS MESMOS, e dá a entender que quem mente chega a acreditar nas próprias mentiras. Mentir não é o resultado natural esperado do ato de renúncia. Devemos por em prática diária o que foi definitivamente feito quando aceitamos a Jesus. O filho adotado tem de viver em harmonia com o seu novo ambiente e crescer.

DESPIRAM é igual a despojaram, tiraram a roupa e mostra , uma vez mais, a necessidade da participação e responsabilidade do homem na vida de justiça que se origina pela fé em Cristo.

SUA ANTIGA NATUREZA Algumas versões dizem "o velho homem" que é o antigo padrão de vida. Exemplificando, ele fala da ilustração de tecer o tecido da vida por um padrão velho ou por um padrão novo. Também, o velho homem é o O MEU ESTADO PECADOR COMO FILHO DE ADÃO.

É confuso lermos que o eu deva morrer ou ser crucificado; e é psicóloga capenga comparar o eu com o velho homem, o qual tem de ser despojado. De certo modo, dizemos que o eu morre para a velha vida quando a vida pecadora anterior é despojada. Ele fica morto para o pecado e vivo para Deus.

Colossenses 3:10

Colossenses 3:10

REVISTAM-SE no verso 9 ele usou a palavra "despir" do velho homem. E agora usa "revistam-se" do novo homem, ou seja, a nova criatura em Cristo Jesus. É o eu renovado, ou regenerado e santificado. Não é o velho Adão sendo transformado em algo melhor, mas diz respeito ao NOVO homem, já existente em Cristo.

Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos (verso 11).

Nesse mundo de novos homens não há classes sociais. Só o pecado desqualifica a pessoa para salvação - raça, rito ou cultura não. Cristo está em cada crente e cada crente está em Cristo, qualquer que seja sua posição social. Discriminação nacional ,religiosa , cultural e social desaparece na comunidade inteiramente cristã. CRISTO É TUDO EM TODOS que estão em Cristo estão igualmente nele e Cristo neles. Cristo é tudo que importa.

O apóstolo exorta ao amor e compaixão mútuos: REVISTAM-SE DE COMPAIXÃO. Não devemos apenas nos despojar da ira e da cólera (v.8), mas devemos nos vestir da compaixão e da bondade; não somente deixar de fazer o mal, mas aprender a fazer o bem possível a todos.

O argumento aqui usado para reforçar a exortação é muito afetuoso: REVESTI-VOS, POIS, COMO ELEITOS DE DEUS, SANTOS E AMADOS. OBSERVE: Aqueles que são Santos são eleitos de Deus; e aqueles que são os eleitos de Deus, e Santos, são amados - amados de Deus, e deverão ser assim para todas as pessoas.

Observe o que devemos vestir especificamente:
COMPAIXÃO para com os miseráveis. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso (Lucas 6:36).

BONDADE para com nossos amigos e aqueles que nos amam. O plano do evangelho não é somente acalmar a mente das pessoas, mas abrandá-las e promover amizade entre elas, bem como reconciliação com Deus.

HUMILDADE, em submissão aqueles que estão acima de nós e condescendência aqueles que estão abaixo de nós. Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt 11:29).

MANSIDÃO para com aqueles que nos insultaram, ou tenham sido de alguma forma ofensivos a nós. Devemos controlar nossa própria ira e pacientemente suportar a ira dos outros.

PACIÊNCIA para aqueles que continuam a ofender-nos. O amor é sofredor, bem como paciente (1 Cor 13:4). Muitos podem suportar uma provocação breve, mas ficam cansados quando ela se estende por um longo período. Se Deus é longânimo para conosco, diante de todas as nossas provocações a Ele, também deveríamos exercitar a paciência para com os outros em situações semelhantes.

Colossenses 3:13

Colossenses 3:13

SUPORTE MÚTUO DIANTE DAS FRAQUEZAS E DEBILIDADES EM QUE TODOS NÓS LABUTAMOS: Suportando-vos uns aos outros. Todos nós temos alguma coisa que precisa ser suportada pelos outros, e essa é uma boa razão porque deveríamos suportar os outros naquilo que discordamos. Necessitamos da mesma boa ação dos outros que estamos dispostos a mostrar a eles.

UMA PRONTIDÃO PARA PERDOAR INJUSTIÇAS: perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro. Enquanto estivermos neste mundo, onde há tanta corrupção em nosso coração e tanto motivo para diferenças e contendas, rixas acontecerão de tempos em tempos, mesmo entre os eleitos de Deus, que são Santos e amados, como ocorreu com Paulo e Barnabé, quando houve uma contenda tão séria entre eles, que se apartaram um do outro (At 15:39), e como ocorreu com Pedro e Paulo (Gl 2:14). Mas, é nosso dever perdoar um ao outro nessas situações; não guardar rancor algum, mas suportar a afronta e ignorá-la. E a razão é: ASSIM COMO CRISTO NOS PERDOOU, ASSIM FAZEI VÓS TAMBÉM. A ponderação de que tantas transgressões foram perdoadas por Cristo é um bom motivo para perdoarmos o próximo. Um dos argumentos a favor da divindade de Cristo é que Ele tinha autoridade para perdoar pecados; essa é uma parte do exemplo dele que somos obrigados a seguir, se queremos ser perdoados. PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES (Mt 6:12).

Colossenses 3:14

Colossenses 3:14

O AMOR é o capeamento de todos os blocos construtivos do edifício moral. É o princípio ético fundamental e a suma de toda lei moral.
Romanos 13:10 O AMOR NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO, PORTANTO O AMOR CUMPRE TODAS AS EXIGÊNCIAS DA LEI DE DEUS.
Gálatas 5:14 POIS TODA A LEI PODE SER RESUMIDA NESTE ÚNICO MANDAMENTO AME A SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

O amor é considerado o VÍNCULO DA PERFEIÇÃO ou a cinta que prende a roupa que acabou de ser vestida. As graças e os crentes são unidos pelo amor ágape (Amor divino), que é dado com o Cristo que neles habita. Está a perfeição cristã devidamente chamada.

A relação horizontal tem que combinar com a relação vertical. Cristo que habita no crente, lhe dá sua mente e espírito em todas as coisas. O "velho homem" de ódio e inimizade está morto. Primeiro esse amor contempla as famílias cristãs, a família dos santos (Rm 12:13; Gl 6:10) aqueles que são da comunhão cristã. Depois disso, o amor é direcionado aos que estão de fora, isto é, o mundo dos incrédulos, afim de atraí-los para o círculo dos eleitos.

Colossenses 3:15

Colossenses 3:15

Colossenses 3:15 nos instrui a deixarmos que a paz de Deus aja como juiz em nossos corações.

Muitas pessoas não desfrutam da paz porque estão fora da vontade de Deus. Elas seguem seus próprios instintos ao invés de seguirem o que Deus determina. Elas fazem o que tem vontade de fazer ou o que acham que é certo em vez de obedecerem a palavra de Deus e serem guiados pela paz.

As vezes eu ou você temos que tomar uma decisão ou confiar em alguém e nessa hora sentimos um desconforto dentro de nós. Quando nós seguimos com essas pessoas ou tomamos certas decisões. Lá na frente descobrimos porque sentimos aquele desconforto que é quando as coisas começam a dar errado. E agente fica se perguntando, porque o Senhor não me avisou? Por algum motivo ele preferiu não fazer. A palavra diz que devemos ser guiados pela paz. Muitas vezes isso é tudo o que Ele lhe dará para que você saiba se está ou não dentro da Sua vontade. Mais tarde você saberá por que, ou talvez nunca venha saber.

Seja guiado pela paz. Não compre algo, principalmente se for uma compra de alto valor, se você não sente paz a respeito. Não importa o quanto deseje aquilo, você lamentará se agir contra a direção do Espírito Santo. Reserve tempo para reconhecer Deus em todos os seus caminhos, e Ele endireitará suas veredas (ver Provérbios 3:6).

Colossenses 3:18

Colossenses 3:18

Ainda que macho e fêmea sejam um em Cristo, é apropriado a esposa se sujeitar ao marido, pois primeiro foi formado Adão e, depois, Eva. Até o Filho é sujeito ao Pai (1 Co 15:28).
Submissão significa lealdade. A união do marido e da mulher é modelada segundo a relação divina que há entre Cristo e a igreja.
A fidelidade e submissão da esposa presumem o amor do marido.
Mas essa submissão não deve ser a um senhor rigoroso ou tirano absoluto, que tem o direito de fazer sua vontade sem restrições, mas ao marido, com quem tem o relacionamento mais íntimo, e que também está debaixo de obrigações rigorosas.
COMO CONVÉM NO SENHOR e é conveniente ao relacionamento, e o que eles são compelidos a fazer, como exemplo de obediência à autoridade e lei de Cristo.

Colossenses 3:19

Colossenses 3:19

Maridos, cada um ame a sua esposa e nunca tratem com aspereza, Colossenses 3:19.
Quantos desentendimentos poderiam ser evitados se os casais aplicassem a suas vidas o que a Bíblia ensina. Nem precisaria de aconselhamentos com o pastor.

O amor pela esposa é o amor mais nobre (Ágape), o qual também é devido a Deus. NÃO TRATEM COM ASPEREZA, ou não vos irriteis contra ela, ou com mau humor; não seja grosseiro com ela, é um conselho em consideração pelo vaso mais fraco (1 Ts 4:3-5; 1 Pe 4:7). O amor suprime a irritação, a amargura, as ordens e o egoísmo. A nova vida em Cristo transforma o lar. Na ótica paulina, as relações entre marido e mulher são mutuamente respeitosas e tranquilas.

O marido dele amá-la com um sentimento afetuoso e fiel, como Cristo amou a igreja, e como o seu próprio corpo, e mesmo como a si mesmo (Ef 5:25,28,33), com um amor peculiar ao relacionamento mais íntimo e o maior conforto e benção da vida.

Colossenses 3:20

Colossenses 3:20

Os filhos devem estar dispostos a obedecer a todas as suas ordens legais e a ser orientados por eles como aqueles que tem um direito natural e estão mais preparados para orientá-los do que eles próprios. O apóstolo (Ef 6:2) requer que honrem e obedeçam aos seus pais; eles devem respeitá-los e tratá-los com honra.

A obediência deles deve proceder da estima e conceito da mente deles. E isto é agradável a Deus, ou aceitável a Ele; porque este é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6:2), com uma promessa explícita anexada a ele, a saber, PARA QUE VÁ BEM COM ELES, E VIVAM MUITO TEMPO SOBRE A TERRA (Ef 6:3). Filhos obedientes e respeitosos são aqueles que tem as maiores probabilidades de prosperar no mundo e desfrutar uma vida longa. Os pais devem ser carinhosos, e os filhos obedientes.

Colossenses 3:21

Colossenses 3:21

Os pais são aconselhados a usar de restrição e sabedoria na disciplina, de forma a não levar os filhos a PERDER O ÂNIMO.

NÃO IRRITEIS - Significa a importunação como um hábito. Pelo contrário, os pais devem proporcionar todo encorajamento responsável para o crescimento e desenvolvimento dos filhos.

Não permitam que sua autoridade sobre eles seja exercida com rigor e severidade, mas com bondade e gentileza, para que não provoque sua ira e os desanime nas suas obrigações, e ao segurar as rédeas firmes demais os façam enfurecer com maior ferocidade.

O mau humor e exemplo de pais imprudentes muitas vezes prova ser um grande impedimento aos filhos e uma pedra de tropeço no seu caminho (Ef 6:4).

É por meio da ternura dos pais e da obediência e respeito dos filhos que Deus supre de maneira ordeira sua igreja com uma semente para servi-lo e propagar o evangelho de geração em geração.

Colossenses 3:23

Colossenses 3:23

Fazer com diligência, não ociosamente e relaxada; ou: Fazer com alegria, não descontentes com a providência de Deus que coloca vocês nesse relacionamento. COMO AO SENHOR E NÃO AOS HOMENS. A obra do servo é santificada quando é feita para Deus - olho na sua glória e em obediência à sua autoridade e não meramente para homens.

Observe - Realmente estamos cumprindo a nossa obrigação para com Deus quando somos fiéis no cumprimento da nossa obrigação para com as pessoas. E, para o encorajamento dos servos, eles precisam saber que um servo bom e fiel nunca está mais longe do céu pelo fato de ser servo: SABEMOS QUE RECEBEREMOS DO SENHOR O GALARDÃO DA HERANÇA, PORQUE A CRISTO, O SENHOR, SERVIS (v.24). Ao servir aos seus senhores de acordo com a ordem de Cristo, servis a Cristo, e Ele será o seu pagador: tereis uma recompensa gloriosa no final. Embora sejais servos agora, recebereis a herança de filhos.

Colossenses 4:2

Colossenses 4:2

Uma vez mais o apóstolo une ORAÇÃO com AÇÕES DE GRAÇAS, pois todo o bem vem de Deus.
SE DEDICAR a oração é perseverar, enfatiza a necessidade de o cristão permanecer em constante atitude de comunhão com Deus (Rm 12:12). A oração também está unida com VIGIANDO, como Jesus exortou os discípulos no jardim do Getsêmani (Mt 26:41). NÃO TEMOS QUE VIGIAR A NÓS MESMOS, O QUE SERIA DEPRIMENTE; NÃO TEMOS DE VIGIAR SATANÁS, O QUE NOS DISTRAIRIA; NÃO TEMOS QUE VIGIAR NOSSOS PECADOS, O QUE SERIA DESANIMADOR; MAS TEMOS DE MANTER NOSSO OLHAR FIXO EM CRISTO, OLHANDO PARA JESUS.
AÇÕES DE GRAÇAS - É importante, pois Paulo menciona com frequência. É o principal meio de desenvolver amor e apreço por Cristo e por tudo que ele fez por nós.Serve também para sempre manter diante de nós nossa dependência dele.

Colossenses 4:3

Colossenses 4:3

OREM TAMBÉM POR NÓS - As pessoas devem orar especificamente pelos seus ministros e levá-los constantemente ao trono da graça. É como se o apóstolo Paulo tivesse dito: "Ei, não esqueçam de nós, sempre que estiverem orando" (Ef 6:19; 1 Ts 5:25; Hb 13:18).

PARA QUE DEUS NOS DÊ OPORTUNIDADES DE FALAR DE CRISTO - Outras traduções dizem: PARA QUE DEUS… ABRA A PORTA DA PALAVRA. Embora a expansão do Evangelho esteja sob direção divina, também está sujeita a obstáculos satânicos (1 Ts 2:18). Pode ser também que Paulo desejasse ser liberto da prisão, caso fosse a vontade de Deus. Porém, preso ou solto, ele ainda falará do mistério de Cristo. Paulo não é covarde. Sua oração é pela retirada de todo obstáculo ao cumprimento de sua comissão. Por causa da pregação ele estava preso.

Vamos orar por nossos líderes em Cristo, eles precisam que oremos por eles. Para que possam desenvolver o melhor trabalho para honra e glória do Senhor.

Colossenses 4:5

Colossenses 4:5

Só orar não é suficiente. O evangelho tem de ser vivido. Exemplo e influência são importantes. O verso 1 fala sobre a conduta cristã dentro da comunidade cristã.Da mesma forma, o verso 5 fala sobre a conduta do cristão para com os que estão de fora da comunidade cristã.

VIVAM COM SABEDORIA é portar-se com tato. A frase ENTRE OS QUE ESTÃO DE FORA está fértil de significado. Revela o lamento de Paulo, seu sentimento de missão e seu impulso motriz. Este é o segredo da sua tática e poder de persuasão sobre os incrédulos. Ele faz as pessoas perceberem que ele as ama. Eis exposta a alma do evangelista e do missionário.

APROVEITAR BEM TODAS AS OPORTUNIDADES significa que não devemos perder nenhuma oportunidade para testemunhar. Sugere que "timing" (cronometragem; cronologia detalhada de um processo qualquer; repartição do tempo das diferentes tarefas a serem executadas) neste trabalho importante é fundamental. O cristão tem de agarrar a iniciativa. É especialmente apropriado para nossos dias, é o fato de que o tempo está se esgotando para fazermos esta obra redentora. Paulo ficava evangelizando o tempo todo. Na conjuntura colossense, na qual os falsos ensinos eram excessivos, ele exortou os crentes a tirar proveito da situação e divulgar a verdade - e justamente porque OS DIAS SÃO MAUS.

Colossenses 4:6

Colossenses 4:6

Até as coisas comuns são afetadas por estarmos em Cristo. Nosso discurso deve ser digno de Cristo.
Paulo revela que a santidade ética é o fruto de apropriadamente entendermos e experimentarmos Cristo. Mostra que viver com integridade é evidência de ensino correto (1:7-8). A nova vida em Cristo suplanta a velha vida em pecados.
Que todo o nosso discurso seja condizente com o verdadeiro cristianismo, de acordo com a nossa confissão - agradável, discreto, oportuno.

Uma resposta apropriada para uma pessoa, e outra resposta, para outra (Pv 26:4,5). Necessitamos de muita sabedoria e graça para apresentar as respostas devidas a cada um, especialmente aquelas do adversário que é contra a nossa fé, apresentando os motivos da nossa fé e mostrando a irracionalidade das objeções e sofismas deles.
Estejam sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vocês (1 Pé 3:15).

Colossenses 4:12

Colossenses 4:12

Nos versos 4:17 ao 18 temos as DESPEDIDAS. Estes versículos falam da comunhão íntima dos crentes. Cada um é consumido pelos mesmos interesses; há consideração mútua e profunda uns pelos outros, conforme indicam palavras como ANIMÁ-LOS(8), FERVOR (12), AMADO (14).
Paulo mostra verdades claras sobre o espírito desses homens. Eles eram cheios de fidelidade (7), amor(9), perdão (10), oração e devoção (12), e zelo(13).
Paulo também revela elementos do culto na igreja primitiva. Eles se reuniam em casas (15).
Liam a Bíblia (16), faziam orações fervorosas(12) e ministravam uns aos outros do círculo cristão conforme a capacidade de cada um(8, 14).
Eram homens consumidos pelo senso de missão e destino. Eram chamados (17), enviados(8), servos ( diáconos,12) e responsáveis em assuntos redentores (12, 17), chegando a ser presos(10).
Haviam intercessores, médicos, pregadores, doadores, mensageiros, servos e sofredores.
As saudações são nobres e afetuosas, adaptadas a cada pessoa mencionada.
A carta tem a assinatura de Paulo escrita de próprio punho (18). Há um pedido simples e uma oração final para que sejam deles o mais sublime e o melhor que Deus tenha a oferecer.