Gálatas Estudos Bíblicos dos Versículos
Gálatas 1:1-2
Chegamos ao livro de Gálatas - 1:2 - escrevo esta carta, com todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.
Autoria: Não há fato, dos estudos do Novo Testamento, mais amplamente atestado que a autoria paulina de Gálatas.
Destinatário: À primeira vista, o destinatário está claramente definido, qual seja, "as igrejas da Galácia" (1:2).
Propósito: Durante séculos, o único baluarte contra a maré de libertinagem pagã foi o legalismo judaico. Pela lei recebida por revelação especial, este povo devoto assegurou um grau de justificação com Deus. Quando o Evangelho de Cristo foi pregado aos gentios surgiu muito naturalmente a questão sobre a necessidade da lei. O apóstolo para os gentios, inspirado por nova revelação, proclamou que a salvação era mediante a graça, pela fé - sem a lei! Tal mensagem despertou forte oposição de muitos que estavam convencidos de que o homem só podia ser justificado pela guarda da lei, e que temiam que desconsidera-la seria escancarar as portas a práticas pagãs. O apóstolo rejeitou veementemente esta conclusão, e nesta carta apresenta convincentemente seus argumentos.
Conclusão: Como é frequente surgir, e como abundam as formas sugestivas, e até insistentes, de que o cristão tem de ter a proteção de um manto legalista! Temos de ouvir hoje e sempre o aviso de Paulo que tal legalismo só pode resultar em servidão e que a disciplina do Espírito só pode produzir o fruto espiritual.
Estamos muito empolgados para estudar esta carta de Paulo. Venha conosco! Vai ser uma benção.
Gálatas 1:4
No verso um o apóstolo Paulo diz que foi chamado não por pessoas e nem por autoridade humana, mas pelo próprio Jesus Cristo e por Deus, o Pai que ressuscitou Jesus dos mortos.
Todo servo de Cristo - ministro ou leigo - deve ter o senso da comissão divina. A fonte e agência de suas obras têm de ser mais altas que a autoridade humana. Se ele for enviado só POR HOMEM, fracassará.
A referência de Paulo a ressurreição de Jesus como base de sua reivindicação à comissão divina destaca a importância desta doutrina de fé na igreja primitiva. Tudo em que criam era condicional ao fato de que Deus Pai ressuscitara Jesus Cristo. "Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permanecereis nos vossos pecados" (1 Co 15:17). ISTO É O QUE TORNA O CRISTIANISMO DIFERENTE DAS DEMAIS RELIGIÕES. Cabe aqui uma pergunta: Até que ponto a ressurreição é importante para nossa fé hoje?
Verso 1:4 diz que Jesus Cristo se entregou por nossos pecados. A cruz e a ressurreição são o tema primário de Paulo, de forma que ele raramente menciona a vida e ministério de Jesus. O entendimento de Paulo torna a cruz indispensável. Uma vida dedicada - mesmo a de Jesus Cristo - não é eficaz em expiar o pecado. O propósito de doar-se é que Ele poderia livrar-nos do presente mundo mau. A palavra LIVRAR sugere resgate de um estado de impotência. Essa salvação não é a consequência universal e automática da Cruz, mas é uma pronta possibilidade.
Paulo fala deste século como presente e mau. Os homens estão desesperadamente presos nas garras deste mundo mau; mas, pela cruz, Cristo pode salvá-los. Paulo não sugere que o propósito de Deus é retirar os homens do mundo, mas que ele os salva do poder do mal em vigor no mundo.
A referência a libertação do pecado fundamentada completamente na morte de Cristo, realça a maior preocupação de Paulo: refutar os proponentes da lei. Em vez de elogiar os Gálatas, ele confessa assombro e surpresa por terem rejeitado a graça de Cristo. Todo o sacrifício de Cristo aconteceu de acordo com a vontade de Deus, Pai. Assim Paulo pode concluir: A QUEM SEJA GLÓRIA PARA TODO SEMPRE, AMÉM!
Gálatas 1:6-7
Desde os primórdios da igreja, pessoas tem se infiltrado nela a fim de distorcer o Evangelho de Cristo, hoje mesmo , no nosso tempo temos visto isso no mundo todo, pessoas trazendo ensinamentos em que Cristo é só amor, o evangelho do amor sem mudanças, sem arrependimento, venha como está e fique como entrou, você não será ofendido pelas suas escolhas.
Nessa igreja dos Gálatas, os oponentes de Paulo diziam que o que ensinavam era um evangelho, querendo dizer logicamente que era superior ao que Paulo pregara. Paulo declara que não é um evangelho “do mesmo tipo”. Não era evangelho coisa alguma. O verdadeiro evangelho é "boas-novas" - especificamente as boas-novas de salvação. A intenção dos oponentes de Paulo era agitar, perturbar e desestabilizar os Gálatas. Ao inquietar estes novos-convertidos , eles queriam transtornar o Evangelho de Cristo. O que ensinavam não era absolutamente evangelho, mas uma tentativa velada de destruir o evangelho de Cristo que é as boas-novas de que, por Cristo, há libertação deste século mau. O resultado da mensagem deles era só escravidão e servidão em contraste com a libertação e liberdade que os Gálatas encontraram mediante a graça, pela fé.
Gálatas 1:8
Verso 9 - Repito o que disse antes: se alguém anunciar boas-novas diferentes das que vocês receberam, que seja amaldiçoado.
Paulo estava tão convencido de que não havia outro evangelho que invocou maldição de Deus sobre si mesmo - ou até pelos anjos (hoje temos religiões cujo livro sagrado foi ditado ao homem por um anjo) - caso eles pregassem um outro evangelho diferente daquele que vos pregamos. Estas palavras não eram um discurso inconsequente ou mera retórica. A pessoa da herança e educação de Paulo teria profundo respeito por votos solenes e maldições. SER ANÁTEMA (amaldiçoado, maldito) ERA FATAL.
Em nossos dias de tolerância crescente na religião, a denúncia dogmática de Paulo soa um tanto quanto descabida. Claro que há o respeito pela crença dos outros e apoiamos a garantia de que ninguém sofra perseguição religiosa. Mas isto não significa que todos os caminhos levam a Deus. A oposição de Paulo não era um sectarismo estreito; era a preocupação sobre o meio fundamental de salvação. Ele estava convencido de que o curso que os Gálatas estavam tomando os conduziria à escravidão espiritual - e quem saberia melhor que ele, que tinha vivido sob a lei? Só lhe resta condenar tal teologia - terminantemente. O seu Mestre não advertira que ele viera trazer espada (Mt 10.34)? Nestes dias em que vivemos precisamos ouvir esta voz de certeza e convicção, bem como da verdadeira tolerância.
Gálatas 1:10
Os oponentes de Paulo o acusaram de ajustar a mensagem de forma que fosse atraente aos homens e lhes ganhasse o favor. Paulo estava sendo acusado pelos judeus de rejeitar a lei para agradar os gentios. Em outro texto, o apóstolo demonstra abertamente a importância e até a necessidade de agradar aos homens a fim de conquistá-los para Cristo (1 Co 10:33). O apóstolo não pode ser considerado um independente radical. Ele era sensível às atitudes dos homens. Se ele se permitisse ser colocado em servidão das opiniões de homens ele já não seria o servo liberto de Cristo. Se ele tivesse de decidir entre agradar aos homens e a Deus, sua escolha por Deus não estava em discussão.
Gálatas 1:15-16
Paulo diz em Gálatas 1:15,16 que quando foi chamado por Deus para pregar o evangelho aos gentios, ele não discutiu o assunto com ninguém.
Muitas vezes, quando recebemos um recado de Deus, queremos conferir demais essa mensagem com a carne e o sangue. Saímos por aí procurando alguém para nos confirmar que estamos fazendo a coisa certa. O que precisamos fazer é crer em João 14:17, que diz que temos o Espírito Santo, o Espírito da verdade, dentro de nós. Mas se convidamos o Espírito da verdade para nos guiar, devemos sempre ignorar os conselhos dos outros? Não! O escritor de provérbios diz: "sem diretrizes a nação cai; o que salva é ter muitos conselheiros" (Provérbios 11:14). Assim como em muitas outras coisas, esta é uma área na qual precisamos de equilíbrio. Podemos e devemos estar abertos para receber conselhos daqueles que são mais sábios e mais experientes do que nós em algum aspecto, mas não devemos depender tanto do que as pessoas dizem a ponto de deixarmos de ouvir ao próprio Deus.
Gálatas 2:11-13
OS ELEMENTOS DA COVARDIA MORAL - A história da conferência de Jerusalém forma a introdução de fundo:
- O MEDO DE NOSSOS AMIGOS PODE FAZER COM QUE TRANSIJAMOS NOSSAS CONVICÇÕES- verso 12 diz que Pedro em visita a Antioquia, comia livremente com os gentios até que chegou um grupo de judeus provenientes de Jerusalém; diante disso, ele se afastou dos gentios. Ocorreu depois do Concílio de Jerusalém, quando Pedro fora a Antioquia, igreja dominada por cristãos gentios. Talvez , Paulo tivesse ficado sabendo que judeus e gentios participavam da mesma refeição. Lá, Paulo o resistira NA CARA.
- A TRANSIGÊNCIA PESSOAL INFLUENCIA OS OUTROS A FAZEREM A COISA ERRADA - Esta atitude influenciou tanto os irmãos judeus em Antioquia (até Barnabé) que eles comportaram-se hipocritamente ao lado de Pedro. Verso 13 diz: Como resultado, outros judeus imitaram a hipocrisia de Pedro, e até mesmo Barnabé se deixou levar por ela.
- A REPREENSÃO HONESTA É NECESSÁRIA E NÃO DEVE SER LEVADA A MAL- Paulo enfrentou publicamente o companheiro apóstolo por esta conduta, visto que era contrária a verdade do evangelho. No verso 14 - ele perguntou a Pedro como ele, sendo judeu de nascimento, que por vezes vivia como gentio, podia obrigar os gentios a viverem como judeus. Pedro e Paulo, que aprenderam que o homem não é justificado pela lei, mas somente pela fé em Cristo, tinham eles mesmos crido assim em Cristo. Paulo testemunhou que ele morrera para a lei a fim de viver para Deus. Em sua opinião, este confronto público era justificável, porque Pedro se tornara repreensível.
A dedicação e esforço honestos em permitir Cristo viver em nós é a cura eficaz para a covardia.
Deus não apenas responde a voz de fé, como os anjos também são acionados por suas palavras. Um anjo disse a Daniel:”... foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim” (Dn 10:12).
As palavras de Daniel trouxeram a resposta do céu, e o anjo foi exatamente ao endereço certo!
SE HÁ UMA MONTANHA NO SEU CAMINHO, USE A PALAVRA PARA MOVÊ-LA!
Porque falou e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu (Sl 33.9)
Jesus descreveu o tipo de fé de Deus em Marcos 11:23 Jesus disse... SE ALGUÉM DISSER...” Pela fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hb 11.3).
Os mundos foram criados pela palavra de Deus. Abraão teve que captar o espírito de fé antes que o milagre podes-me ser realizado. Deus chama as coisas que não são como se já fossem! (Rm 4:17)
A FÉ VEM SEMPRE COM UM SOM, UMA VOZ É UMA PALAVRA!
Gálatas 2:20
Está nova vida em Deus, livre dos obstáculos da lei, foi possibilitada somente porque Paulo fora crucificado com Cristo. Este é um dos conceitos teológicos paulinos mais importantes. Quando o homem entra em Cristo, ele entra na sua morte. Ele morre com Cristo. É mais que uma figura de linguagem, descrevendo uma separação psicológica ou libertação do pecado. Significa que pela fé o homem faz sua a morte de Cristo. O resultado futuro é que ele não enfrenta a morte eterna por seus pecados.
Há também um benefício presente. O poder do pecado é interrompido na vida do homem, porque ele morreu para o pecado com Cristo. De significado particular para esse contexto é o fato de que a morte com Cristo é o único meio de os escravisados pela lei terem a liberdade.
É imperativo que a morte do pecador com Cristo não seja confundida com a crucificação da personalidade essencial da pessoa ou com o que se denominou autocrucificaçao. É o velho eu interior irremediável e desesperadamente depravado pelo pecado que morre.
O crente, porém, não fica morto. E VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM. A correlação da morte com Cristo sempre é a ressurreição e a nova vida nele. O homem de fé anda em novidade de vida (Rm 6.4), ele dá fruto para Deus (Rm 7:4) e o serve em novidade de espírito (Rm 7:6). A morte para o pecado é significativa, só porque torna a nova vida possível. A libertação do pecado é a abertura de porta para uma nova vida gloriosa em Cristo.
Gálatas 3:3
Não podemos aperfeiçoar a nós mesmos e, quando tentamos fazer isso, não conseguimos nada além de muita frustração. Deus nos chamou para a perfeição e nos deu corações perfeitos. Mas o exercício dessa perfeição é um processo que requer fé, paciência e tempo. Quando enfrentarmos a verdade, admitirmos as nossas faltas e colocarmos a nossa fé em Deus para nós transformar, veremos resultados, mas devemos confiar no tempo dEle. As coisas nem sempre acontecem quando achamos que elas deveriam acontecer.
Somos parceiros de Deus e temos um papel a desempenhar. A nossa parte é crer e obedecer a qualquer instrução específica que Deus possa nos dar; a parte dEle é operar a boa obra que Ele colocou dentro de nós trazendo-a para o nosso exterior, onde possa ser vista e desfrutada pelos outros e por nós mesmos. Quando nos envolvemos com as obras da carne (a nossa energia tentando fazer o trabalho de Deus) ficamos frustrados. O próprio Deus nos frustra; Ele se opõe a nós e nos derrota até que nos humilhemos e dependamos dele inteiramente.
Gálatas 3:13
Antes de falar sobre o texto mencionado, gostaria de lembrar que a situação na igreja de Gálatas era que os cristãos de lá estavam sendo impulsionados a voltar as práticas do judaísmo, ou seja, cumprir os mandamentos da lei. E aqui o apóstolo Paulo está combatendo esses ensinos.
Voltemos um pouco para o verso 10: “Contudo, os que confiam na lei para serem declarados justos estão sob maldição, pois as Escrituras dizem:” Maldito quem não se mantiver obediente a tudo que está escrito no Livro da Lei.” - Por trás desta conclusão há a premissa subjacente de que ninguém pode guardar toda a lei. A passagem citada (Dt 27:26) é extraída de um resumo excessivamente amplo da lei e enfatiza que não se trata de uma série de regulamentos que podem ser facilmente observados.
Se a lei e sua consequente maldição colocou o homem em escravidão que exigiu a morte de Cristo para prover livramento, ela nunca poderia ser um suplemento à fé, muito menos uma substituta. Este é o argumento de Paulo. Quando Cristo foi pendurado na cruz, ele se tornou maldição em favor dos perdidos, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Quando Cristo morreu para libertar os homens da maldição da lei, a própria maneira da sua morte o colocou sob a maldição da lei. A expiação de Cristo foi muito mais que exemplar, foi substitutiva. Ele proveu a salvação para todos os homens.
O propósito maior do ato redentor de Cristo apóia o argumento de Paulo. ELE MORREU PARA QUE A BENÇÃO DE ABRAÃO CHEGASSE AOS GENTIOS. O método da lei só trouxe maldição, mas o método da fé por Jesus Cristo trouxe a benção para todos os homens.
- O Espírito Santo é a chave para viver sobre a graça de Deus. Somente o Espírito Santo habitando em nós pode cumprir a lei através de nós como a vida de Cristo.
- Compreenda que você recebeu a promessa do Espírito Santo ( Atos 2:38,39) da mesma maneira que recebe a salvação através de Cristo.
- Viva sobre o controle do Espírito Santo. Obedeça cada ordem do Espírito Santo. Saiba que isso derrotará qualquer inclinação carnal que você possa ter.
- Acredite que isso resultará na vida de Jesus reproduzida em você!
… andai no Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne… Galatas 5: 16,26
Os que são guiados pelo Espírito Santo farão livremente o que é certo, pois não estão sob o cativeiro e condenação da lei.
Gálatas 3:26-29
BATIZADOS EM CRISTO- Indubitavelmente, isto se refere ao rito iniciatório do batismo nas águas que estes primeiros cristãos consideravam como "a entrada formal e visível na vida cristã". A referência ao batismo devia-se provavelmente à semelhança com a circuncisão. Ambos eram ritos iniciatórios. Os judeus argumentavam que só a circuncisão abriria a porta do favor de Deus. Paulo lembrou aos Gálatas que eles tinham sido batizados em Cristo e, portanto, tinham se vestido de Cristo. Esta é figura paulina bem conhecida. A metáfora básica é vestir uma roupa nova que, embora peça distinta do homem, torna-se parte genuína dele. A figura descreve a união do crente com Cristo, que é tão íntima e pessoal que ele vive e se move em Cristo e Cristo nele.
No verso 28 Paulo foi feliz na lista que fez das inerradicaveis distinções sexuais, radicais e sociais. Isto mantém cristalinamente claro o fato de que o significado pretendido por Paulo é espiritual. A existência destas distinções terrenas continuará, mas desaparecem como obstáculos à comunhão no corpo de Cristo, e é sobre isso que ele está falando.
Verso 29 - Identificamos a implicação culminante da união do crente com Cristo no fato de: SE SOIS DE CRISTO, ENTÃO, SOIS DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO E HERDEIROS CONFORME A PROMESSA. Os judaizantes procuravam arruinar o evangelho paulino afirmando que somente pela lei o indivíduo podia ser filho de Abraão e receber a consequente herança. Paulo argumenta que os Gálatas cristãos eram a verdadeira semente de Abraão pela fé e que, portanto, receberiam a promessa. Eram filhos, e este fato garantia o prospecto glorioso da herança.
- Uma das tarefas do Espírito Santo é criar nos filhos de Deus a convicção da filiação e de amor filial que o leva a CONHECER a Deus como Pai.
- O termo “Aba” é aramaico e significa “Pai”. Era a palavra que Jesus empregava quando se referia ao pai celestial. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos Aba,Pai. Romanos 8:15
- O Espírito Santo nos concede segurança subjetiva de que somos filhos de Deus! Romanos 8:16
- Bom dia! Você é filho de Deus! Tem o selo do Espírito Santo!
Gálatas 4:6
A vinda de Cristo aconteceu para os que estavam em escravidão pudessem ser livres e receber filiação. Esta provisão porém, deve ser personalizada na experiência pessoal do crente quando ele exercita a fé em Jesus Cristo. A presença do Espírito de Deus no crente é a evidência de que ele é realmente filho de Deus. No coração do crente, o Espírito do Filho de Deus, clama: Aba, Pai. Este é o choro filial, de um filho amoroso, em reconhecimento de um Pai amoroso. É um termo empregado extensivamente no Novo Testamento para representar a vida interior do homem, e é a arena da atividade divina.
O elemento de testemunha pessoal do coração do crente pelo Espírito de Deus, é parte vital da experiência cristã. A salvação é pela fé, mas essa fé tem sua resposta. É maravilhosa e gloriosamente pessoal, Deus acomodando em cada alma a manifestação de si mesmo que resulta no clamor: Aba, Pai.
Gálatas 4:21-23
A Bíblia fala sobre duas alianças, descrevendo duas formas de vivermos Gálatas 4:24-31.
O primeiro modo que escolhemos viver é pelas obras da própria carne. Cuidamos de nós mesmos; fazemos planos a nosso bel-prazer e nos esforçamos para fazer com que as coisas aconteçam do nosso jeito, no nosso tempo. Esta é a maneira normal como a maioria das pessoas vive. É uma forma de vida que gera todo tipo de infelicidade. Nós nos esforçamos, nos frustramos, fracassamos e, na maioria das vezes, terminamos cansados e esgotados. Ficamos confusos e derrotados, e não temos paz nem alegria.
O segundo modo pelo qual podemos viver é sobrenaturalmente, pelo poder de Deus. Vivemos por fé, confiante que Deus fará o que precisa ser feito em nossas vidas. Este modo é descrito na Bíblia como um novo e vivo caminho (ver Hebreus 10:20). Este novo caminho produz, paz, alegria, tranquilidade e sucesso.
Gálatas 5:13
Existe uma tremenda liberdade em pertencer a Deus. O que ela significa para você? A Palavra de Deus nos ensina que não tem a ver com ausência de moralidade, mas representa a liberdade de servir aos outros em amor.
Agradeça a Deus por libertar você do cativeiro do pecado e peça-lhe que o ajude a experimentar ainda mais profundamente a alegria de servir a outros.
Gálatas 5:16
É imperativo aprendermos a ser guiados pelo Espírito Santo, a sermos sensíveis ao Espírito Santo, controlados e guiados por Ele, como vemos em Gálatas 5:16. O Espírito Santo é Aquele que conhece a vontade de Deus e que é enviado para habitar em cada um de nós para nos ajudar a ser tudo o que Deus projetou que fôssemos e a ter tudo o que Deus quer que tenhamos.
É importante saber que o Espírito Santo vive em cada um de nós para nos ajudar. Quando permitimos que o Espírito Santo nos guie, Ele passa a estar envolvido em cada decisão que tomamos - seja maior ou menor. Ele nos guia por meio da paz e da sabedoria, assim como pela palavra de Deus. Ele fala com uma voz mansa e suave em nossos corações, ou por meio do que chamamos de "testemunho interior". Aqueles que desejam ser guiados pelo Espírito Santo devem aprender a seguir o testemunho interior e a responder rapidamente a ele.
Por exemplo, se tivermos envolvidos em uma conversa e começarmos a nos sentir desconfortáveis por dentro, esse desconforto pode ser o Espírito Santo sinalizando que precisamos desviar aquela conversa para outra direção ou nos calarmos. Lembre-se, nem sempre precisamos de explicação; só precisamos obedecer à direção do Espírito para encontrarmos paz e contentamento em nosso viver diário.
Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:16-21).
- Nos dias anteriores, já estávamos discutindo as condições de ser levado. Aqui está um teste para saber se você viva no mundo ou não? Muitos dizem, mas eu vivo bom, é assim, você cumpre com todos os 10 mandamentos? Você ama a Deus ACIMA DE TUDO? O Estudo Bíblico de Gálatas 5 (www.estudobiblicos.gratis) explica claramente o significado de cada uma das palavras acima.
- A idolatria é, entre outras coisas, que você passa mais tempo nas mídias sociais, como YouTube, Facebook, Instagram e hotmail, do que seu tempo lendo a Bíblia e em oração por líderes do governo, professores de escolas e universidades, líderes de igreja, incrédulos, etc.
- Aqui está o sério aviso de que aqueles que praticam tais coisas NÃO herdarão o Reino de Deus (= acesso ao Céu?).
Gálatas 5:19-21
Vemos também o contraste entre o Espírito e a carne na manifestação das obras da carne. Depois de enumera-las, Paulo exorta os crentes gálatas dizendo que quem faz tais coisas é excluído do reino de Deus.
Quando o homem vive de acordo com as paixões e desejos da carne, certos resultados são inevitáveis. Paulo denomina estes resultados de OBRAS DA CARNE, expressão importante quando comparado ao FRUTO DO ESPÍRITO (vs 22). Essas obras são manifestas publicamente; são claramente reconhecíveis para que todos vejam o que realmente são.
Imoralidade sexual, impureza e sensualidade dizem respeito a satisfação sexual, e sugerem um clímax de depravaçao. Paulo começa com esta área por causa do clima moral do mundo de seus dias. Toda forma de imoralidade imaginável era comum e abertamente praticada por governantes, nobres, filósofos, poetas, sacerdotes e adoradores sem o sentimento de vergonha ou remorso.
FALSAS DOUTRINAS- Idolatria e feitiçaria . O segundo grupo de obras más se relaciona com práticas religiosas pagãs, que também se constituíam problema entre os convertidos de Paulo que vinham do paganismo. Idolatria é a adoração da imagem e do deus que ela representa. O mal básico da idolatria é que a criação é adorada no lugar do criador (Rm 1:19-23). A prática da feitiçaria (do grego pharmakeia) é o uso de bruxaria ou magia na religião.
RELAÇÕES HUMANAS NÃO CRISTÃS. As próximas oito obras da carne estão no centro da lista de maus hábitos. Hostilidade, discórdia, ciúmes, acesso de raiva, ambições egoistas, dissensões, divisões, inveja… Todas essas obras tem a ver com relações interpessoais, condição que destaca o fato de ser de grande preocupação para Paulo.
Paulo encerra a lista das obras da carne com dois termos cujos significados são óbvios: bebedeiras e festanças desregradas. Paulo sabia que a embriaguez era vergonhosa e degradante. É lógico que não tem lugar na vida do cristão. A frase E COISAS SEMELHANTES mostra que o escritor visava uma lista que fosse, em princípio, representativa dos males resultantes da vida segundo a carne. Satanás é inimigo esperto e o pecado é enganoso. O cristão precisa examinar o coração e a vida.
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gálatas 5:22-24).
- Diariamente nós, como cristãos, devemos mostrar esses frutos em nossas vidas ao incrédulo pelo poder do Espírito Santo.
- Quando falhamos e tropeçamos em um desses, podemos confessá-lo. Sem confissão, damos uma brecha a satanás. Com tentativa e erro, mais e mais desses frutos se tornam visíveis em nossas vidas diárias.
- É uma questão de longevidade, mas NECESSÁRIA, porque sem essas expressões a pessoa é incapaz de reinar com Jesus Cristo em Seu Reino de mil anos.
- A vida terrena é uma escola de treinamento que está disposta a viver para a glória de Deus o Pai.
- Também traz alegria a si mesmo quando você experimenta esses frutos em sua vida diária.
- O objetivo da nossa vida cristã na terra é ser um representante de Deus e mostrar que você pertence a Deus.
Gálatas 5:22-23
- No âmago de sua exortação há o apelo para que o crente seja atraído pelo FRUTO ao mesmo tempo em que é repelido pelas OBRAS . Embora Paulo aceitasse a opinião prevalecente na igreja primitiva, que dizia que a presença e atividade do Espírito eram evidenciadas pelos dons sobrenaturais, ele reconhecia que estas não eram necessariamente prova de caráter moral. Por conseguinte, deu o mais sublime valor e destaque ao FRUTO DO ESPÍRITO, que se relaciona diretamente às qualidades éticas e morais.
- A escolha de Paulo do termo FRUTO é importante quando comparado com OBRAS . Uma obra é algo que o homem produz para si mesmo; um fruto é algo que é produzido por um poder que não é dele mesmo. O homem não pode fazer o fruto.
- Então temos: Amor. O amor é o manto que une tudo com perfeição. O amor é uma categoria abrangente e fonte exclusiva dos outros frutos no mesmo sentido em que o tronco sustenta os galhos. Considerando esta perspectiva, os frutos que se seguem são o amor em ação.
- Alegria e paz - O cristão infeliz é uma contradição. O Reino de Deus é caracterizado por alegria ( gozo), junto com justiça e paz ( Rm 14:17). Uma das principais lições que o crente deve aprender é que a alegria não depende das circunstâncias; pelo contrário, as provações são transformadas pela alegria.
- LONGANIMIDADE- a paciência é seguramente o fruto que torna o homem semelhante a Deus. Como ocorre com outros termos, esta é a característica de Deus; e do homem, segundo Deus quer que ele seja. Como Deus é paciente com os homens, então eles são pacientes nele, tanto quanto em relação a seus semelhantes; pois as circunstâncias e acontecimentos estão nas mãos de Deus.
- AMABILIDADE- a amabilidade de Deus tem o propósito de levar o homem ao arrependimento de forma a poder expressar-se em perdão. Vemos melhor esta amabilidade no homem quando ele perdoa os outros assim como Cristo nos perdoou.
- BONDADE - é uma generosidade sincera.
- FÉ - é a ação do crente depender totalmente da obra de Cristo. Esse tipo de fé significa uma fidelidade, lealdade, probidade e confiança. Como Deus é fiel, assim o cristão deve ser.
- MANSIDÃO - não é ser fraco ou mole. Mansidão é a combinação de força e suavidade. Você pode reprovar uma pessoa sem rancor, argumentar sem intolerância, ser gentil, mas não fraco.
- DOMÍNIO PRÓPRIO- O último fruto, mas bem traduzido como autocontrole. Embora este fruto descreva a coibição de todas as paixões e desejos do homem, também tem a aplicação específica de ser sexualmente moderado. A pureza moral era virtude distintamente cristã, e tende a sê-lo hoje. Este autocontrole, ou melhor, controle do Espírito, atinge todas as áreas da vida cotidiana.
Gálatas 5:24-25
- Na caminhada cristã nós encontramos pessoas que agente observa a vida delas e pensamos que para elas parece tão fácil andar no Espírito. E quando olhamos pra nós mesmos, com nossas falhas e defeitos achamos que nunca vamos conseguir andar no nível de outros irmãos na fé. No capítulo 5 de Gálatas do verso 16 ao 26 fala da vida no Espírito. Então temos a nossa natureza humana e do outro lado o Espírito Santo e os dois vivem nessa luta. E quem vai ganhar? Aquele que nós alimentarmos mais.
- Amados, não existe mágica. Existe decisão, determinação e esforço. Vamos supor que você veio para Cristo com uma severa fraqueza moral. Quando você aceita Jesus, o Espírito Santo vem habitar em você e você já tem uma ferramenta de ajuda, ele sempre estará ali te alertando. Mas se você não faz sua parte, vai viver caindo e pedindo perdão. Para romper com o pecado é preciso esforço e disciplina. A oração é uma delas, todos os dias, tirar um tempo a sós com Deus, fechar a porta do seu quarto e falar com o Senhor nos traz uma força para prosseguir. Outra coisa é a leitura bíblica, as pessoas desprezam esse poder, ou muitos leem como se fosse qualquer livro de história. Mas a palavra é viva! Quantas vezes o Senhor me direcionou e o Espírito me apontou o caminho através da Palavra, da leitura bíblica. E você pode juntar a isso, fazer um jejum por semana ou por mês. Olha, o Espírito Santo em nossa vida, alimenta o crescimento de todas as atitudes semelhantes a Cristo.
- ANDEMOS NO ESPÍRITO - Considerando que o homem de fé possui nova qualidade de existência, ele tem de viver ativamente pelo Espírito. A tese central de Paulo é que o modo de obter vitória não é negar ou rejeitar a tentação, pois esta ação só ocasiona um vazio moral. O crente que vive pelo Espírito anda sob disciplina. Ele está tão envolvido em seu novo afeto que as tentações da carne são fracas. Não é só vencer o pecado. Esta é uma porta que se abre para um novo mundo maravilhoso: A VIDA NOVA E GLORIOSA NO ESPÍRITO, QUE PRODUZ O FRUTO SUCULENTO DESCRITO NO VERSO 22.
Gálatas 5:26
MODOS DE ANDAR NAS RELAÇÕES CRISTÃS
- Não nos tornemos orgulhosos, provocando e invejando aos outros. Não compare sua sorte com a dos outros, ou tente se promover a custa dos outros.
- Sempre procure ser compreensivo e perdoador. Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for vencido por algum pecado, vocês que são guiados pelo Espírito devem, com mansidão, ajudá-lo a voltar ao caminho certo. E cada um cuide para não ser tentado.
- Ajude o próximo que está em necessidade. Gl 6:2 Ajudem a levar os fardos uns dos outros e obedeçam, desse modo, à lei de Cristo.
- Seja autoconfiante sob a autoridade de Deus; evite a autopiedade, esquive-se da atitude que sugere que os outros lhe devem algo. Gl 6:4 Cada um preste muita atenção em seu trabalho pois então terá a satisfação de havê-lo feito bem e não precisará se comparar com os outros. Vs 5 - porque cada um de nós é responsável pela sua própria conduta. Cada cristão é responsável por sua própria alma.
Na comunhão cristã as cargas são compartilharas uns com os outros em amor, mas há certa carga que é peculiar ao próprio homem.
Gálatas 6:7
A natureza da colheita é determinada pela plantação. Já se disse que: o homem é livre para plantar o que quiser, mas não é livre para escolher as consequências do que plantou. É fato sensato que até o perdão divino não altera totalmente esta lei. Quantas e quantas vezes o filho de Deus se aflige pela colheita contínua de oportunidades perdidas, influências nocivas, decisões egoístas ou libertinagens de outrora!
Temos dois tipos de semeadura:
- Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção. Semear na carne significa viver pela carne, satisfazendo e cumprindo os desejos e tendências de modo não aprovado por Deus. Semelhante vida só pode ocasionar a colheita final da corrupção que quer dizer ruína, destruição, deterioração. Não haverá resultado de valor - somente perda total.
- Semeadura no espírito - A colheita não se aplica somente ao mal! É igualmente verdadeira a cerca do bem. O homem que semeia no Espírito é aquele que satisfaz seus desejos e tendências vivendo no Espírito. Ele ceifará a colheita gloriosa de vida eterna.
Gálatas 6:9
FAZER O BEM - De acordo com o contexto, diz respeito áqueles que restauram os caídos e ajudam a levar as cargas dos outros. De significado mais geral, É FAZER O QUE SABEMOS QUE É CERTO, pouco importando o grau de dificuldade ou as exigências requeridas. No sentido mais amplo, é obedecermos a Deus e vivermos pelo Espírito. Todo aquele que assim faz não deve desanimar, PORQUE NO TEMPO CERTO CEIFAREMOS. No tempo certo ou no tempo próprio.
QUE FONTE DE BENÇÃOS E ENCORAJAMENTO É ESTA PROMESSA! A constituição do universo acha-se por trás dela. O Pai Celestial vê e sabe tudo. Poucas coisas são mais difíceis que esperar, mas esta provação é transformada pela garantia da colheita.
Há apenas uma condição: SE NÃO DESISTIRMOS. Os homens fracassam , porque desistem e não porque são vencidos.
FAZER O BEM A TODOS ENQUANTO TEMOS TEMPO - Confiante de que a colheita virá, o crente é motivado a mostrar sua fé fazendo o bem no tempo certo. Há tempo de semear e de colher (Ec 3:2b). Essa condição por vezes é esquecida.
PRINCIPALMENTE AOS DOMÉSTICOS DA FÉ- Paulo acrescenta essa observação final. Indica a preocupação dele pelas necessidades físicas e não as necessidades espirituais dos homens. Os cristãos tem a obrigação especial de ajudar os irmãos que estiverem passando por privação física e material, sobretudo se tal foi ocasionada por discriminação religiosa. ENTÃO, NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM.
DIRETRIZES PARA CRESCER EM AMOR E COMPAIXÃO
A piedade ( devoção) resulta de Jesus Cristo viver em você através do Espírito Santo.
Deus nos chama para amar os outros e para servir os outros como Jesus o fez, através do poder do mesmo Espírito Santo e com a mesma liberdade graciosa.
Pense como se estivesse VESTIDO A VIDA DE JESUS CRISTO como roupa (Gl 3:26,29)
Deixe que Cristo viva livremente através de você!
Preocupe-se com a palavra de Deus tornando-se encarnada em você.
Considere-se como estando em construção, sendo o objetivo a semelhança com Cristo (Gl 4:19)
Caminhe na liberdade que Cristo comprou (Gl 5:1-3)
Alimente a graça de Deus
NÃO TENTE GANHAR O QUE SÓ PODE SER RECEBIDO COMO UM DOM (Gl 5: 4-6)
Ame os outros livremente como um gesto de fé obediente.
Lembre-se que a lei de semear e colher aplica-se a todos. SEMEIE SEMPRE AQUILO QUE DESEJA COLHER.
Deus garante que a colheita chegará!
Gálatas 6:14
Foi a cruz que revolucionou toda a vida de Paulo. Foi o homem interior que morreu com Cristo, mas em consequência disso, o mundo pode ser descrito como crucificado para ele. O mundo de Paulo não era uma vida desenfreada de pecado, mas sua herança judaica, circuncisão e a justiça farisaica. Por conseguinte ele era servo é escravo desse mundo, e esse mundo era seu senhor absoluto, imperioso e cruel. Mas, agora, pela morte de Cristo na cruz, essa escravidão acabou para sempre.
Todo homem que não está em Cristo tem seu mundo, que é aquilo pelo qual ele vive, serve como escravo e, talvez, esteja disposto a morrer. Quando Cristo liberta a pessoa desta escravidão, aqueles que olham nunca a entendem totalmente. É porque eles não sabem a alegria que toma o interior daquele que pertence a Cristo. Não é maravilhoso que esta seja a única glória do crente? Eis o maior milagre conhecido por nós - o milagre da NOVA CRIAÇÃO. Pelo poder da Cruz, Deus cria um novo homem.